Botelho prevê dias difíceis pela frente: isolamento ajudou, mas não acaba com o vírus

0
264
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Defensor da flexibilização das regras de isolamento no combate ao coronavírus, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), considerou que a doença vá avançar no Estado nos próximos dias, principalmente com o início da liberação de algumas atividades econômicas. Botelho defende, no entanto, a tese chamada de imunidade de rebanho, em que a população é contaminada gradualmente pelo vírus para se tornar imune.

“Nós ainda vamos ter dias dificeis, porque a curva de infectados ainda vai subir, nós sabemos disso. E a hora que liberar um pouco sobe [o número de casos], isso é natural, não temos como impedir ou paralisar o vírus. Esse isolamento ajudou muito, mas não vai acabar [com o vírus]. Vai infectar mais gente e é natural isso. A gente sabe que tem que infectar para poder imunizar a população. A menos que surja uma vacina, o que é praticamente impossível antes de um prazo de um ano. Então, vamos ter esperança, calma e nos proteger, principalmente quem está no grupo de risco, que estes sim devem estar em isolamento total até que seja seguro sair de casa”, considerou Botelho.

A prática da imunidade de rebanho visa tentar criar imunidade a partir de pessoas que podem apresentar sintomas mais leves da doença, mas não é recomendada por especialistas porque, no caso específico da Covid-19, expõe o sistema de saúde ao colapso, tendo em vista a velocidade de contaminação do novo coronavírus.

Botelho, porém, acredita que até o final deste mês o sistema de saúde mato-grossense estará pronto para lidar com o vírus, quando o Estado deverá finalizar as obras de ampliação dos hospitais Metropolitano, em Várzea Grande, e Santa Casa, em Cuiabá.

“Nós fizemos uma projeção de que até final de abril devemos estar com 718 leitos disponíveis e em torno de 240 UTI’s só para atender Covid. Então, acho que o número está tranquilo, sem alardes em cima disso. O trabalho do Governo junto das Prefeituras está sendo suficiente para proteger os possíveis doentes nos próximos dias”, disse o deputado.

Os 180 leitos de enfermaria e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano Várzea Grande devem ser entregues na próxima semana. Além do Metropolitano, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, também irá receber eventuais casos graves de pacientes com coronavírus. Nesta unidade, serão 147 leitos exclusivos para o tratamento da doença.

Somados aos novos leitos que estão sendo construídos e a estrutura pré-existente na região Metropolitana, o Estado estima contar com mais de 600 leitos próprios, entre enfermarias e UTI’s, nos hospitais regionais de Sinop, Alta Floresta, Colíder, Cáceres, Rondonópolis e Sorriso. Além disso, serão locados espaços em hospitais privados, totalizando na previsão do Governo mais de mil leitos à disposição da população.

Conforme o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, as obras do Metropolitano devem estar concluídas já na próxima semana, mas o hospital só deve receber pacientes em maio. “Nós esperamos que entre os dias 25 e 30 deste mês o ambiente [do Metropolitano] esteja finalizado para poder receber os equipamentos, que nós ainda não recebemos. Mas, de qualquer maneira, no início do mês que vem esse hospital terá condições de receber os pacientes”, explicou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here