Enfermeira morre vítima de coronavírus em Cuiabá e MT chega a 28 óbitos

0
219
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

A manhã desta segunda-feira (18) amanheceu com a confirmação da morte de mais uma pessoa em decorrência do novo coronavírus. A enfermeira Alessandra Barbara, que lutou por mais de uma mês pela sua vida, perdeu a guerra contra a doença. Com isto, Mato Grosso chega ao total de 28 óbitos provocados pela Covid-19.

Alessandra era enfermeira da unidade três do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho (Ciaps). Ela lutou durante 46 dias contra a doença, mas na madrugada de hoje, não resistiu.

No Facebook, amigos já começaram a se despedir da profissional da Saúde. “Muito triste pelo falecimento da amiga do Coophema (Coxipó). Enfermeira que estava com Covid-19… Que Deus a receba de braços abertos… Que momento difícil!”, disse um dos internautas.

No início de maio, outro enfermeiro do Adauto Botelho morreu vítima do coronavírus. O profissional trabalhava na Unidade III – ligada ao complexo do Adauto Botelho – e estava internado em leito particular de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na capital; ele ficou hospitalizado por cerca de 37 dias. Aquela foi a 12ª morte.

Carta recente

Os servidores da Unidade 3 do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, antigo Hospital Adauto Botelho, publicaram uma carta lamentando a propagação do novo coronavírus (COVID-19) pelo local. No total, eram 13 infectados.

Na carta, os servidores afirmaram que, por meio do vírus, muitas pessoas vieram a conhecer o trabalho do CIAPS, uma “unidade de internação psiquiátrica da Secretaria de Estado de Saúde inaugurada em 2005, com 50 leitos para homens dependentes químicos, provindos de todos os municípios do Estado”. Eles lembraram, ainda, que trabalham em condição de precariedade. No total, são 57 profissionais, , além dos terceirizados da cozinha, limpeza e vigilância.

Além disso, eles lamentam terem recebido os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) somente quando um dos colegas já estava na UTI, e contam que estão sofrendo preconceito “chamados de “epicentro do coronavírus” ou “ninho de COVID”, quando gostaríamos de receber iniciativas positivas que melhorem verdadeiramente a realidade de nossa prestação de serviço”.

Números de Mato Grosso

Confirmada a morte de Alessandra, Mato Grosso atinge a marca de 28 mortos por conta da nova doença. Até o fim da tarde do último domingo (17), eram 901 casos confirmados.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (274), Rondonópolis (91), Várzea Grande (76), Barra do Garças (53), Primavera do Leste (36), Tangará da Serra (34), Lucas do Rio Verde (31), Sinop (29), Sorriso (27), Rosário Oeste (23), Cáceres (18), Confresa (17), Peixoto de Azevedo (15), Nova Mutum (13), Querência (12), Jaciara (12), Alta Floresta (9), Mirassol D’Oeste (8), Tapurah (7), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), São José dos Quatro Marcos (6), São Pedro da Cipa (5), Vila Rica (4), Pontes e Lacerda (4), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Nova Ubiratã (3), Ipiranga do Norte (3), Campo Novo do Parecis (3), Aripuanã (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Poconé (2), Nova Lacerda (2), Juscimeira (2), Canarana (2), Campo Verde (2), Alto Araguaia (2), União do Sul (2), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Ponte Branca (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Guarantã do Norte (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (21).

Dos 901 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 481 estão em isolamento domiciliar e 323 estão recuperados. Há ainda 70 pacientes hospitalizados, sendo 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 31 em enfermaria.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here