Com 22 votos, Botelho é eleito pela terceira vez presidente da Assembleia Legislativa

0
209
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
ALMT

Fonte: Olhar Direto

Com 22 votos favoráveis, um contra e uma abstenção, a chapa União e Trabalho foi eleita para comandar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no biênio 2021 – 2023. O presidente da Casa de Leis continua sendo Eduardo Botelho (DEM), com a primeira vice-presidente Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB) como primeiro-secretário.

Além deles, também compõe a chapa o segundo vice-presidente Wilson Santos (PSDB), Valdir Barranco (PT) como segundo-secretário, Delegado Claudinei (PSL) terceiro-secretário, Paulo Araújo (Progressistas) como quarto-secretário.

Recém eleito, Botelho comandará a Mesa Diretora, cargo máximo da Assembleia Legislativa, pela terceira vez. Relativamente com uma carreira curta, em comparação com outros parlamentares, Botelho está entre os deputados que mais apresentaram projetos, com mais de 58 iniciativas legais no parlamento.

Além de tudo, Botelho também é do partido Democratas, o mesmo do governador Mauro Mendes, com isso o trabalho de diálogo é mais estreito entre Legislativo e Executivo de Mato Grosso.

Diferente do grupo que ainda está sob comando da Assembleia Legislativa, a chapa União e Trabalho tem poucas mudanças da atual. Wilson Santos assume a vaga que atualmente é composta por João Batista e Delegado Claudinei que em janeiro de 2021 assume a terceira secretaria.

O voto foi feito via cédula de votação e cada deputado foi chamado de seu gabinete para ir ao plenário, fazer seu voto e em seguida cada um retornar ao seu posto de trabalho no seu devido gabinete.

A deputada Janaina Riva (MDB) foi a única a usar o direito da fala após a votação. Ela agradeceu os deputados que participaram e disse que o discurso oficial com certeza será feito apenas em fevereiro em 2021. Eduardo Botelho endossou a fala da parlamentar, que novamente será sua vice-presidente, e citou a escritora Clarice Lispector.

“O caminho que escolhi é o do amor, não importa as dores e as angustias que terei que encarar. Escolhi ser verdadeiro. No meu caminho, o abraço é apertado e o aperto de mão é sincero. É só assim que eu acho que vale a pena viver”, citou o presidente.

Após isso, Botelho agradeceu seus familiares e até os dois que não votaram na chapa vencedora. “As diversidades precisam prevalecer nesta Casa. Eu achei que nunca ia passar por um momento desses. Tomamos decisões históricas. Discutimos várias coisas, inclusive sobre fechar o parlamento. E alguns deputados levantaram a questão de estar com o povo. Procurando soluções e no campo de batalha, acompanhando as pessoas e as dificuldades”, declarou.

“Então nós tomamos as primeiras decisões. Uma delas foi reduzir o custo e abrimos mãos de muita coisa. Combustível reduzimos em 80%. Passagens, aviões, verba indenizatória, tudo que podíamos. Devolvemos R$ 30 milhões ao governo e destes R$ 10 milhões foram para o Hospital Metropolitano. Além de várias ações e leis que fizemos. Tiramos o ICMS dos produtos usados no combate ao Covid-19. Quero agradecer as comissões pelos trabalhos feito. Mas quero fazer um resumo além disso. Assumimos esta casa em fevereiro de 2017. Implantamos um rito de  trabalho com três pilares: administrativo, tecnologia e cultural. Por isso agradeço a todos pela confiança”, completou

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here