IBGE aponta que 209 mil mato-grossenses apresentaram sintomas da Covid-19 em junho

0
252
Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou que 209 mil mato-grossenses (ou 6% da população) apresentaram pelo menos um dos 12 sintomas associados à síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular) que são investigados pela pesquisa no mês de junho. Em maio, eram 187 mil pessoas ou 5,4%.

 
Dos 209 mil mato-grossenses que apresentaram algum sintoma, cerca de 30% (ou 62 mil pessoas) procuraram estabelecimento de saúde em busca de atendimento (postos de saúde, equipe de saúde da família, UPA, Pronto-socorro ou Hospital do SUS ou, ainda, ambulatório/consultório, pronto-socorro ou hospital privado). Em maio, 37 mil pessoas ou 20% procuraram ajuda.

O total de pessoas que apresentaram sintomas conjugados de síndrome gripal que podiam estar associados à Covid-19 (perda de cheiro ou sabor; ou tosse, febre e dificuldade para respirar; ou tosse e febre e dor no peito) passou de 15 mil para 37 mil, o que representa 1,1% da população.

Do total de 37 mil pessoas que tiveram sintomas conjugados de síndrome gripal, 68,7% (ou 26 mil) foram a algum estabelecimento de saúde. Em maio, esse número era de 6.000 pessoas ou 36,8% dos que tiveram sintomas conjugados.

De acordo com a pesquisa, 90 mil mato-grossenses deixaram de ter plano de saúde: em maio, eram 789 mil (22,8% da população) usuários, e em junho, esse número passou para 699 mil (20,3% da população).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here