Patas de onça pintada queimadas pelo fogo e cutia morta alertam sobre animais do Pantanal

0
971
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Entre os diversos animais que foram salvos do grande incêndio no Pantanal, está uma onça pintada, que teve as quatro patas queimadas pelo fogo. O felino está passando por tratamento intensivo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e não tem previsão de data para ser reposta à natureza..

Imagem que também ganhou a internet foi a foto de uma cutia que morreu devido às chamas do Pantanal. A fotografia  preocupante do pequeno roedor é do fotógrafo Iberê Périssé.

O Corpo de Bombeiros informou que a queda de temperatura e a umidade mais elevada são fatores favoráveis e podem contribuir com o cenário atual e no enfrentamento aos incêndios florestais na região por diminuir a intensidade das chamas. A situação, porém, ainda é crítica.

O bioma Pantanal possui cerca de 15 milhões de hectares de extensão territorial, sendo 10 milhões localizados em Mato Grosso. Deste total, de acordo com o Ibama, do início de 2020 até a semana passada, o fogo já havia destruído 1,55 milhão de hectares, área equivalente a dez municípios de São Paulo.

Levantamento realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) aponta que, somente nos primeiros 13 dias de agosto, 1.317 focos (51%) ocorreram na porção mato-grossense do bioma e outros 1.261 focos (49%) na porção do bioma em Mato Grosso do Sul. Ao todo, se considerarmos os dois estados, o Pantanal já perdeu 10,3% de sua cobertura vegetal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here