Saiba quem são os PMs presos acusados de envolvimento em chacina de seis pessoas

0
229
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

O comandante da PM de Santa Carmem, Evandro dos Santos; João Paulo Marçal de Assunção e Roberto Carlos Cesaro, foram os três policiais militares presos nesta quinta-feira (27), durante a ‘Operação Insídia’, que apura a execução e ocultação do cadáver de seis pessoas no município de União do Sul (649 quilômetros de Cuiabá).

Conforme o pedido de prisão temporária, ao qual o Olhar Direto teve acesso, o comandante da PM Evandro dos Santos, é suspeito de executar os homicídios e possivelmente ocultar os cadáveres na fazenda. Foi ele, segundo as investigações, quem comunicou o empresário Agenor Vicente Pelissa, também preso nesta quinta-feira (27), sobre o que se passou na Fazenda no dia dos fatos, conforme depoimento da companheira do produtor rural.

Tal afirmação foi negada pelo comandante, que disse ter tido conhecimento dos crimes apenas no outro dia através de outro policial militar.

João Paulo Marçal de Assunção, lotado em Santa Carmem, acompanhou o comandante até a Fazenda Promissão no dia do fato e disse ter se deslocado até o imóvel rural por determinação do seu superior para fazer “rondas rurais”.

O PM declarou que eles ficaram com a viatura parada. Porém, o GPS não retrata essa informação, existindo provas de deslocamento, idas e vindas até um ponto em que posteriormente foi encontrado um veículo Gol/VW abandonado.

Roberto Carlos Cesaro, policial militar de Santa Carmem à época dos fatos, posteriormente removido administrativamente para outra localidade, não estava de plantão no dia dos fatos, entretanto após investigações apurou-se que esteve na fazenda no dia dos fatos no período noturno, entre às 20:05 horas e 22:58 horas pela conexão no IP da rede da fazenda.

“Somado a estas provas o referido policial já foi preso anteriormente com outros militares, após uma invasão de terras na região norte do Estado, juntamente com o PM F.F.F.”, diz trecho do documento.

O caso

As investigações apuram os fatos ocorridos no dia 18 de abril deste ano, em uma fazenda no município de União do Sul. Naquele local, foram encontrados diversos veículos com perfurações, estojos, munições, além de manchas de sangue e objetos pessoais, sem qualquer registro ou informação do que teria acontecido.

Após a realização de dezenas de diligências, perícias técnicas, buscas pelos corpos, oitivas de testemunhas e de pessoas envolvidas, as investigações apontaram para a execução de pelo menos seis pessoas, seguidas da ocultação dos respectivos cadáveres. Entre as vítimas está um funcionário da fazenda que trabalhava no local onde o fato ocorreu.

Além dos homicídios, são apurados outros possíveis crimes conexos, como cárcere privado, constituição de milícia privada, corrupção ativa e passiva.

As ações foram realizadas com apoio da Gerência de Operações Especiais (GOE), Corregedoria da Polícia Civil de Mato Grosso, Polícia Civil do Estado de Tocantins e Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso.

As investigações seguem em andamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here