Compositora cuiabana é semifinalista em concurso musical que tem Dua Lipa e Coldplay como jurados

0
180
Reprodução
CAMARA VG
ALMT
BANNER BAÇANCO CAMARA VG

Compositora desde os 11 anos de idade e produtora musical, a cuiabana Luiza Guimarães Nishizaki, 24, é formada pela Collective College of Music. Dentre 26 mil canções enviadas para o International Songwriting Competition, a música ‘The Hours’, escrita por Luiza, foi selecionada, na última quinta-feira (25), para a semifinal da competição. O concurso internacional de compositores e produtores musicais tem como objetivo estimular o talento musical e promover a importância do compor. Dua Lipa e Coldplay são nomes que estão no cartel de jurados desta edição.

Escrever poemas, crônicas e compor canções musicais foi o refúgio que Luiza encontrou para fugir de um período depressivo de sua vida. A jovem artista contou ao Olhar Conceito que escreve desde muito nova e decidiu juntar a paixão pela música e a escrita para seguir sua carreira artística, porém, à época, sem muitas ideias de como desenvolver essa vontade.

“Eu comecei a cantar e postar ‘covers’ na internet quando eu tinha por volta dos 14 anos. Foi a forma mais eficiente que encontrei de sair de uma depressão que passei nesse período, porque sempre achei um refúgio e sentimento de pertencimento muito intenso através da música. Também escrevo [poemas e crônicas] desde muito nova e decidi juntar essas duas paixões, lembro que compus minha primeira música quando eu tinha uns 11 anos, antes de saber cantar. Fazendo uma retrospectiva, eu percebo que criar música foi quase que uma necessidade na minha adolescência, desde então sempre tive em mente que queria seguir isso como carreira, mas não tinha ideia de como fazer isso”, disse a jovem artista.

Aos 17 anos, a compositora saiu de Cuiabá para Curitiba no intuito de estudar e se profissionalizar na música e dança. Estudou na Escola de Dança do Teatro Guaíra e no Conservatório de MPB e me 2016 gravou um cover acústico duma canção chamada “Devil Eyes”, de Hippie Sabotage. A versão gravada pela artista viralizou na internet até que os artistas repostaram seu cover fazendo com que ela ganhasse segurança e fé na sua trajetória musical.

“No mesmo ano, eu ganhei um concurso online para gravar um clipe (dirigo pelo Ygor de Olivera aqui de SP) e o lancei em agosto de 2016 para promover meu primeiro single autoral ‘The Last Goodbye’. Em 2018, eu fiquei em segundo lugar em um concurso de bolsa promovido pela faculdade americana Icon Collective College of Music. O concurso era focado em mulheres produtoras, o que foi muito legal e gratificante”, relatou sobre sua jornada na composição autoral depois de ter viralizado com o cover do Hippie Sabotage.

Após esse período inicial na carreira de compositora autoral, as músicas e projetos de Luiza já ultrapassaram a casa dos 1,5 milhões de reproduções nas plataformas digitais. De forma independente, ela mantém o ritmo de escrita, lançamento de projetos e produções. “Em 2017 lancei meu primeiro EP com quatro faixas, o ‘Parnasia’ e no ano passado lancei nove singles em um projeto chamado ‘Levels’. No momento, estou finalizando a última música desse projeto e vou lançá-lo em formato de mixtape nesse primeiro semestre de 2021”, explicou.

International Songwriting Competition

Luiza contou que acompanha o concurso há anos e sempre vai checar os competidores, as canções e os ganhadores. Kehlani, R. Lumm.R, Gotye e Kimbra são artistas que inspiram a admiração da artista e, em 2020, Luiza teve a iniciativa de se inscrever.

Para sua surpresa, na última quinta-feira, a jovem compositora recebeu um e-mail com a notícia de que, entre as 26 mil músicas inscritas no concurso, a sua “The Hours” foi selecionada para a semifinal da competição. Coldplay, Dua Lipa, Bebe Rexha e Tom Wais serão alguns nomes que irão compor a mesa de jurados do concurso.

International Songwriting Competition (ISC) é um concurso anual de música cuja missão é fornecer a oportunidade para compositores aspirantes e consagrados terem suas músicas ouvidas em um cenário internacional profissional. O ISC foi projetado para estimular o talento musical de compositores em todos os níveis e promover a excelência na arte de compor.

Os compositores e músicos amadores e profissionais estão convidados a participar. O ISC tem o painel de juízes mais prestigioso de todos os concursos de composição e música do mundo, oferecendo exposição e a oportunidade de ter suas músicas ouvidas pelos mais influentes tomadores de decisão na indústria musical.

As datas para a divulgação dos finalistas ainda não foi revelada, mas Luiza acredita que possa ser por volta de maio pois na última edição o concurso disponibilizou a premiação final neste mês.

Conheça o trabalho de Luiza nas plataformas digitais

Instagram

YouTube

Facebook 

Spotify

 

Fonte: Olhar Direto – Pedro Coutinho Bertolini

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here