Com UTIs lotadas e marido internado com Covid-19, prefeita faz apelo à população para que situação não piore

0
422
Reprodução - Olhar Direto
ALMT TRANSPARENCIA

A prefeita do município de Cáceres (a 219 km de Cuiabá), Eliene Liberato (PSB), fez um apelo à população do município para que obedeça às medidas de biossegurança contra a proliferação da Covid-19. Ela disse que o sistema de Saúde de Cáceres já entrou em colapso e há 15 pacientes na fila de espera para um leito de UTI. O marido da prefeita é um dos pacientes de Covid-19 e está com 15% dos pulmões comprometidos.

Cáceres está entre os dez municípios de Mato Grosso com mais infectados por Covid-19. Até esta terça-feira (9) já foram infectadas pela doença 5.852 pessoas na cidade. O município possui 44 pessoas internadas com a doença e já registrou 170 óbitos.

A prefeita Eliene disse que a situação está a cada dia mais grave. Ela afirmou que a Saúde do município já entrou em colapso, estando com 100% dos leitos de UTI ocupados e 15 pacientes na fila de espera por leitos. Ela afirmou que os profissionais da saúde já estão esgotados.

“Os nossos profissionais de Saúde estão exaustos, quem está na linha de frente está enfrentando um ‘batidão’ grande, 24 horas por dia a nossa Central de Covid-19 funciona, só ontem bateu recorde de 120 atendimentos diários, e quando comprova que é Covid-19 já sai de lá com a receita e os que chegam em situação um pouco mais crítica já ficam por lá, estamos com sete pacientes internados lá em observação, e os mais graves vão para a UPA, ficam na fila para serem encaminhados à UTI”.

Eliene acredita que a solução não será a abertura de mais leitos de UTI e enfermaria, pois se não houver colaboração por parte da população, essas novas vagas rapidamente seriam preenchidas e voltariam à mesma situação.

“É uma situação que foge do nosso controle, estamos pedindo a colaboração da população no sentido de nos ajudar mantendo o isolamento social, ficando em casa, porque não adianta, hoje eu tenho certeza que se a gente abrir dez ou vinte UTIs elas vão lotar, se continuar da forma que está. Tem que fazer com que a população entenda e faça sua parte, porque se continuar essa juventude, bares abertos à noite, essa situação toda, não vamos ter controle”.

A fiscalização tem sido ostensiva, afirmou a prefeita. Carros de som têm passado pelas ruas da cidade e as autoridades têm feito cumprir o toque de recolher. No entanto, mesmo assim a Prefeitura tem recebido denúncias de festas clandestinas e bares funcionando em fundo de quintal.

A esperança, de acordo com ela, é que a população se conscientize e faça o isolamento, já que a vacinação ainda está longe de atender a demanda. A prefeita disse que foram vacinados os cidadãos com mais de 90 anos, mas os da faixa etária dos 80 não foram todos atendidos. Até o marido da prefeita está internado com Covid-19.

Fonte: Olhar Direto – Vinicius Mendes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here