Zé Trovão: saiba como PF descobriu paradeiro; deputado vai recorrer de prisão

0
323
Reprodução Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão
CAMARA VG

Um copo de café e um quadro na parede foram detalhes suficientes para que investigadores da Polícia Federal identificassem que o líder bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão , estava foragido na Cidade do México desde a semana passada, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou a sua prisão por articular e incentivar atos antidemocráticos no 7 de setembro.

Mesmo foragido, Zé Trovão continuou divulgando diariamente diversos vídeos para sua rede de contatos, nos quais incitava uma paralisação nacional de caminhoneiros a partir do 7 de setembro com o objetivo de pressionar o Senado a dar prosseguimento ao impeachment de ministros do STF.

Foram nesses vídeos que o bolsonarista deu as pistas necessárias para que os investigadores chegassem ao seu encalço.

A Polícia Federal detectou que Zé Trovão deixou o Brasil no dia 27 de agosto, antes da ordem de prisão de Moraes. Segundo fontes que acompanharam o caso, o bolsonarista saiu do país pelo aeroporto de Guarulhos em um voo para o Panamá, onde posteriormente pegou uma conexão para o México. Depois de rastrear esse trajeto, a PF ainda buscava se assegurar que o bolsonarista continuava em território mexicano.

Em um dos vídeos divulgados por ele na semana passada, Zé Trovão aparecia segurando um copo de café da rede mexicana Cielito Querido Café. A paisagem ao fundo também indicava se tratar de uma loja da rede.

O ministro Moraes foi sendo informado de todos os passos dos investigadores na busca do bolsonarista.

Outro indício que apontou para a PF que ele continuava naquele país foi o fato de terem detectado que o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado anteriormente por atos antidemocráticos, também estava na Cidade do México. Eustáquio chegou a participar de lives com Zé Trovão depois da ordem de prisão emitida por Moraes. Por isso, os investigadores desconfiaram que estivessem juntos.

Continua após a publicidade

Ao final, foi uma gravação posterior, divulgada ontem pelo bolsonarista, que selou o seu destino. O vídeo mostrava o quarto do hotel de Zé Trovão, com dois quadros ao fundo. Com isso, os investigadores conseguiram rastrear imagens semelhantes do estabelecimento hoteleiro, identificando qual era o estabelecimento onde ele estava.

Por isso, hoje cedo, autoridades brasileiras fizeram contato com o hotel para confirmar se Zé Trovão realmente estava no local e obtiveram a sinalização positiva. A partir de então, a prisão do bolsonarista se tornou apenas uma questão de tempo. Depois disso, a PF pediu a inclusão do nome do bolsonarista na lista de procurados da Interpol e obteve a ordem judicial de difusão vermelha, como mostrou a colunista Bela Megale.

Deputado promete recorrer 

Líder do PSL na Câmara dos Deputados, o Major Vítor Hugo mostrou apoio ao youtuber. No Twitter, ele disse que vai protocolar um habeas corpus “o mais rápido possível” para Zé Trovão.

“A liberdade de expressão é um dos mais valiosos direitos fundamentais previstos em nossa CF e precisa ser defendido por cada um de nós a todo momento e a todo custo. Vamos vencer juntos!”, escreveu.

 

Fonte: Portal IG 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here