Saúde desenvolve ações voltadas ao “Setembro Amarelo” no enfrentamento ao suicídio

0
608
CAMARA VG

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande organizou uma programação alusiva ao ‘Setembro Amarelo’, que consiste numa campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com ações em diferentes esferas sociais, a fim de promover a saúde mental e dar visibilidade aos espaços que oferecem ajuda a quem precisa.

As iniciativas desenvolvidas na Campanha oferecem apoio e suporte ao público, auxiliando na identificação dos sintomas de depressão e ansiedade, entre outros sinais, e cativar os munícipes a mobilizarem-se pela saúde e bem-estar coletivo neste sentido.

“A Saúde de Várzea Grande vem trabalhando para fortalecer o atendimento e o cuidado das pessoas, através da sua rede de saúde. Entendemos que o fortalecimento das nossas políticas públicas contribuem para a prevenção ao suicídio, cuja abordagem é complexa e necessita de ações intra e intersetoriais. Com o surgimento da pandemia da COVID-19, estudos mostram que houve aumento nos casos de  transtornos mentais, bem como, o aumento do consumo de álcool e outras drogas. Então, nosso objetivo é alertar a população sobre o assunto, mas principalmente chamar a atenção para a prevenção e promoção da saúde mental”, enfatiza Soraya Miter Simon, Coordenadora de Saúde Mental.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, salienta que “no mês de setembro a Saúde realizará várias ações, intra e intersetorial, pois entendemos que a prevenção ao suicídio é um tema que exige ações em conjunto e por ser uma área tão importante para toda a população, vamos realizar atividades voltadas para os profissionais e para a população atendida em nossas unidades. Estamos também intensificando capacitações e envolvendo as demais secretarias que também podem ajudar nestas ações, como a Assistência Social e a Educação. É um problema que afeta milhares de famílias, não só no município, como em todo o Estado e Federação”.

Segundo o superintendente da Atenção Primária a Saúde, Geovani Renfro, a programação é bem extensa com destaque para a capacitação de profissionais, com oficinas, rodas de conversa, encontros que terão como objetivo a atualização de informações, construção de fluxos, estratégias de acolhimento e detecção de riscos, acompanhamento das tentativas de suicídio e apoio aos familiares.

“A capacitação para os profissionais é uma das estratégias adotada principalmente para a Atenção Básica, pois é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, como ponto principal, queremos ampliar o acesso da população, onde possam receber um atendimento qualificado e humanizado”, disse Geovani Renfro.

Está previsto na programação a realização de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial para a população atendida, por meio da Coordenação de Saúde Mental, além da inclusão de ações que serão realizadas intersetorialmente, com a Educação e a Secretaria de Assistência Social.

“Fortalecer a nossa Rede de Atenção Psicossocial também faz parte das metas da Atenção Secundária, principalmente diante desse cenário atual que estamos vivenciando, muitos perderam familiares, amigos, por isso precisamos ampliar nossa oferta de serviços que promovam a saúde mental da população”, enfatiza Oswaldo Rocha Prado, superintendente da atenção secundária.

 

Confira a programação completa e locais de atendimento:

CAPS II de Várzea Grande:

Roda de Conversa

Dia: 16 (Quinta-feira)

Horário: 8h

Roda de Conversa

Tema: A expressão através da arte na prevenção ao Suicídio

Responsável: Maclane Lino dos Santos Garcia – Fonoaudióloga

Cinema:

Dia: 23 (Quinta-feira)

Horário: 8h

Tema: ‘’O dilema das redes’’ com Teatro do Oprimido

Responsável:  Luciana Stella – Médica

Caps Infanto Juvenil VG:

Roda de Conversa:

Dia: 10 (Sexta-feira)

Horário: 9h

Tema: A importância do alerta ao suicídio.

Oficina:

Dia: 15 (Quarta-feira)

Horário: 9h

Tema: Oficina de canto/ técnica vocal (usuários e equipe)

Roda de Conversa e Oficinas:

Dia: 21/09 (Terça-feira) – 13h30 – Oficina de artesanato e pintura (usuários e equipe)

Dia: 23/09 (Quinta-feira) – 13h – Passeio e atividades físicas e brincadeiras (Parque Berneck)

Dia: 27/09 (Segunda-feira) – 13h30 – Roda de conversa com a família – Papel da família no fortalecimento da saúde mental

Dia: 29/09 (Quarta-feira) – 13h30 – Assembleia geral (usuários, familiares e equipe)

01/10 – 09h- Atividade em equipe: saúde mental do servidor

 

Programação das atividades Intra e Intersetoriais:

Dia: 15 (Quarta-feira) – Capacitação para equipes dos CAPS no Preenchimento da Ficha de Notificação Violência Autoprovocada

Dia: 17 (Sexta-feira) – Roda de Conversa com profissionais da Assistência Social (CRAS, CREAS)

Dia: 22 (Quarta-feira) – Oficina de Saúde Mental: Dialogando e fortalecendo o papel da atenção primária na Rede de Atenção Psicossocial.

Durante o mês de Setembro – Grupo de Sala de Espera nas Unidades Básicas de Saúde.

Dia: 29 (Quarta-feira) – Palestra Escola Militar Tiradentes – Psicólogas Calita e Nely.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here