Vereador Zidiel Coutinho pede instalação de posto de atendimento ao eleitor na Câmara

0
300
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

DA REDAÇÃO

Durante a sessão desta quinta-feira (07), o vereador Zidiel Coutinho (PV), solicitou a instalação de um posto de atendimento ao eleitor na Câmara Municipal de Cuiabá. O objetivo é ampliar as frentes de atendimento, e fazer com que os eleitores cuiabanos fiquem em dia com a Justiça Eleitoral.

O vereador destacou a importância de facilitar o acesso do cidadão à serviços como este. ” Hoje , somente em Mato Grosso mais 367 mil pessoas estão impossibilitadas de exercer o direito ao voto, por estar com seu título cancelado e estão sujeitas há outras implicações que vão desde o impedimento para se inscrever em concursos público, até a retirada de passaporte”.

Quem não votou nem justificou a ausência por três eleições consecutivas teve o título eleitoral cancelado. Além de impedir o exercício da democracia por meio do voto, o cancelamento do documento pode trazer uma série de outras consequências para quem deixou de prestar contas à Justiça Eleitoral, como a proibição da obtenção da carteira de identidade e passaporte, a impossibilidade de inscrição em concurso público, a não renovação de matrícula em instituições oficiais ou fiscalizadas pelo governo, entre outras situações.

O eleitor tem até o dia 04 de maio para buscar o serviço, data em que o cadastro eleitoral é fechado para operações de alistamento (primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, regularização do título cancelado, entre outras operações.

O presidente da Câmara, Juca do Guaraná Filho (MDB),  garantiu que a solicitação será feita ao Tribunal Regional Eleitoral para a implantação do posto de atendimento ao eleitor.

O TRE-MT ressalta que o atendimento online continua disponível ao eleitor, pelo site www.tre-mt.jus.br. O eleitor pode ainda procurar os Cartórios Eleitorais, além das unidades do Ganha Tempo que também estão retomando o atendimento presencial no estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here