Audiência pública na ALMT debate projeto para cada disciplina ter no mínimo duas aulas semanais

0
264
Reprodução
CAMARA VG

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza hoje, segunda-feira (18), a partir das 9 horas, na sede do Parlamento, em Cuiabá, uma audiência pública para debater a matriz curricular para o Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede pública estadual de educação de Mato Grosso. O objetivo é discutir o Projeto de Lei 552/21, de autoria do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que propõe que cada disciplina tenha no mínimo duas aulas por semana.

Entre os palestrantes da audiência, estão os professores Alysson Cipriano, do Coletivo No Mínimo Duas Aulas; Daniel Fanta e Silvana Bittencourt, ambos do Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); João Custódio, da rede básica de ensino; e Gonçalo Barros, mestrando em Sociologia na UFMT.

Na audiência, serão debatidas também as mudanças promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que tornaram algumas disciplinas optativas, o que pode trazer prejuízos à formação dos alunos da rede pública estadual. Também devem participar da audiência representantes do Ministério Público, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), da Seduc, do Conselho Estadual de Educação, de associações de estudantes e de docentes, além de professores, estudantes e familiares.

“Apresentamos esse projeto para assegurar o mínimo de duas aulas por semana para todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio nas escolas estaduais de Mato Grosso, de acordo com a lei federal de diretrizes e bases da educação. Dessa forma, disciplinas que hoje têm apenas uma aula por semana, como Inglês, Espanhol, Sociologia, Filosofia, Artes, entre outras, e que são tão importantes para a formação dos estudantes, passariam a ter pelo menos duas aulas semanais. Isso implica em alterações na grade de horários, entre outras mudanças, por isso é tão importante debater o projeto para recebermos sugestões para melhorar o texto”, disse Lúdio.

Serviço:
Audiência pública – No mínimo duas aulas para todas as disciplinas
Data: 18 de abril (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: sala 202, Sala Sarita Baracat, na Assembleia Legislativa
Transmissão: www.youtube.com/LudioMT

Fonte: Assembleia Legislativa-MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here