Fala meu Povo MT

Prefeitura de Várzea Grande lança programa Pertencimento Ambiental

Reprodução

Seguindo as diretrizes da gestão Kalil Baracat que destacam ações sustentáveis com foco na construção de um futuro melhor para Várzea Grande, a prefeitura – por meio da Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – lançou o programa Pertencimento Ambiental no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Wilson Sodré Farias, localizado no Residencial José Carlos Guimarães. O evento contou com a apresentação de número musical organizada pelos alunos.

O evento foi aberto pela subsecretária Maria Alice Barros, que lembrou o início de sua carreira na área da Educação como monitora, trabalhando nas antigas creches do Município. “Várzea Grande tem se destacado pelas ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, como um Município preocupado com as questões de sustentabilidade e que investe em prol da Educação Ambiental”, salientou.

A superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, lembrou que o programa Pertencimento Ambiental, idealizado pelo consagrado artista Carlinhos Brown, foi lançado oficialmente durante as comemorações dos 155 anos de Várzea Grande. E que ele é uma das peças de uma engrenagem pré-existente que tem como força motriz a educação ambiental.

À exemplo disso estão os programas Plantar e Cuidar; Educação Ambiental Transformadora – Política 5Rs; a Agenda Ambiental na administração pública A3P; o Programa Local de Entrega Voluntária de Óleo de cozinha usado L.E.V.O; o Projeto Plantar e Aprender Hábitos Saudáveis (Horta Pedagógica); o Programa de Reciclagem nas Escolas e muitos outros.

A coordenadora pedagógica, Marli de Jesus explicou que o Pertencimento Ambiental é uma obra de literatura infantil, voltada para alunos das turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil. “O material conta uma aventura com os personagens Paxuá e Paramerim, onde o próprio Carlinhos é um dos personagens, em histórias que retratam a Educação Ambiental através da literatura e atividades que despertam o conceito de pertencimento ambiental, proporcionando aos alunos da Educação Infantil uma postura sustentável”, disse.

Para a diretora da escola, Débora Gomes Mesquita, o material é rico por suas possibilidades, em trabalhar com as crianças pequenas através dos jogos ambientais, encartes, máscaras infantis, contos, música, muita diversão e isso atrai as crianças. O conteúdo da obra aborda diversas temáticas presentes no projeto.

Os kits do Programa Pertencimento Ambiental distribuídos no CMEI Wilson Sodré Farias irão atender a 6 turmas da pré-escola, de 4 anos, e 6 turmas de 5 anos. O Centro de Educação Infantil atende 368 alunos no período vespertino, possui 8 salas de aula e 53 profissionais trabalhando na escola.

Fonte: Primeira Hora

Sair da versão mobile