Seguindo as diretrizes da gestão Kalil Baracat que destacam ações sustentáveis com foco na construção de um futuro melhor para Várzea Grande, a prefeitura – por meio da Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – lançou o programa Pertencimento Ambiental no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Wilson Sodré Farias, localizado no Residencial José Carlos Guimarães. O evento contou com a apresentação de número musical organizada pelos alunos.
O evento foi aberto pela subsecretária Maria Alice Barros, que lembrou o início de sua carreira na área da Educação como monitora, trabalhando nas antigas creches do Município. “Várzea Grande tem se destacado pelas ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, como um Município preocupado com as questões de sustentabilidade e que investe em prol da Educação Ambiental”, salientou.
A superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, lembrou que o programa Pertencimento Ambiental, idealizado pelo consagrado artista Carlinhos Brown, foi lançado oficialmente durante as comemorações dos 155 anos de Várzea Grande. E que ele é uma das peças de uma engrenagem pré-existente que tem como força motriz a educação ambiental.
À exemplo disso estão os programas Plantar e Cuidar; Educação Ambiental Transformadora – Política 5Rs; a Agenda Ambiental na administração pública A3P; o Programa Local de Entrega Voluntária de Óleo de cozinha usado L.E.V.O; o Projeto Plantar e Aprender Hábitos Saudáveis (Horta Pedagógica); o Programa de Reciclagem nas Escolas e muitos outros.
A coordenadora pedagógica, Marli de Jesus explicou que o Pertencimento Ambiental é uma obra de literatura infantil, voltada para alunos das turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil. “O material conta uma aventura com os personagens Paxuá e Paramerim, onde o próprio Carlinhos é um dos personagens, em histórias que retratam a Educação Ambiental através da literatura e atividades que despertam o conceito de pertencimento ambiental, proporcionando aos alunos da Educação Infantil uma postura sustentável”, disse.
Para a diretora da escola, Débora Gomes Mesquita, o material é rico por suas possibilidades, em trabalhar com as crianças pequenas através dos jogos ambientais, encartes, máscaras infantis, contos, música, muita diversão e isso atrai as crianças. O conteúdo da obra aborda diversas temáticas presentes no projeto.
Os kits do Programa Pertencimento Ambiental distribuídos no CMEI Wilson Sodré Farias irão atender a 6 turmas da pré-escola, de 4 anos, e 6 turmas de 5 anos. O Centro de Educação Infantil atende 368 alunos no período vespertino, possui 8 salas de aula e 53 profissionais trabalhando na escola.
Fonte: Primeira Hora