Os bombeiros instalam um posto de comando para reforçar o combate a incêndios florestais em áreas rurais de Chapada

0
51
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
CAMARA VG

Bombeiros Montam Posto de Comando para Combater Incêndio Florestal em Chapada dos Guimarães

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está instalando um posto de comando temporário para reforçar o combate ao incêndio florestal que atinge a região de Monjolo, em Chapada dos Guimarães, nesta terça-feira (24). A localização exata do posto ainda está sendo definida pelos militares, mas o objetivo é aumentar a eficiência no controle das chamas que se alastram rapidamente devido às condições climáticas adversas.

“O posto de comando garante uma maior integração entre as equipes em campo, resultando em um combate mais eficiente ao incêndio. O local será equipado com monitoramento via satélite, permitindo um planejamento estratégico mais preciso”, explicou o tenente-coronel BM Rafael Marcondes, diretor operacional adjunto do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros estão no combate às chamas desde o sábado (21). Atualmente, sete equipes estão atuando na região, com o suporte de um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes para facilitar o deslocamento dos militares. Além do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães e proprietários rurais estão colaborando nas ações de contenção.

“Estamos no momento mais crítico do período proibitivo, com baixa umidade do ar e temperaturas elevadas, o que favorece a rápida propagação das chamas. Nossos militares estão empenhados para conter o avanço do fogo, e mais equipes podem ser enviadas à região, se necessário”, ressaltou o tenente-coronel Marcondes.

De acordo com monitoramento via satélite, o incêndio teve início no sábado, nas proximidades da MT-020, próximo à Comunidade Cachoeira Rica. Desde então, o fogo se espalhou em direção à região do Monjolo, intensificado pelas condições climáticas severas. As causas do incêndio ainda serão investigadas, mas, no momento, o foco está no combate às chamas.

A situação continua sendo monitorada, e o Corpo de Bombeiros segue em alerta para evitar que o incêndio alcance outras áreas.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto