Animais que foram vítimas das queimadas são transferidos para a base de atendimento devido ao risco iminente de incêndios em MT

0
99
Foto: Ibama
CAMARA VG

Incêndios ameaçam base da ONG Ampara Silvestre no Pantanal; animais são transferidos para áreas seguras

A ONG Ampara Silvestre, que atua no Pantanal mato-grossense, está transferindo animais de sua base para locais temporários devido à aproximação de dois grandes focos de incêndio, sendo o mais próximo a apenas quatro quilômetros de distância. A operação de evacuação começou na segunda-feira (07).

Entre os animais já transferidos estão um tamanduá, uma anta e um veado. Ainda resta a transferência de uma onça parda, que está prevista para ser levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Mato Grosso do Sul, até o fim de semana.

De acordo com informações da Ampara, os animais serão realocados em áreas indicadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A operação de retirada e combate aos incêndios conta com o apoio do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Corpo de Bombeiros e outras organizações.

“O fogo já está há três dias próximo à base, atingindo o Parque Estadual Encontro das Águas, conhecido por abrigar a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Imagens de satélite indicam que os focos de incêndio, felizmente, avançaram pouco em nossa direção, e há previsão de chuva nos próximos dias”, informou a ONG.

A situação é considerada crítica, com a base da Ampara Silvestre em risco de ser destruída, além do desafio de realocar animais que já estão em tratamento devido a lesões causadas pelos incêndios.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto