Ação policial realiza prisões contra um grupo investigado por torturar e extorquir mecânicos em Mato Grosso

0
816
Foto: PC-MT
ALMT TRANSPARENCIA

Na manhã desta quarta-feira (31.01), a Polícia Civil cumpre nove mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa, em cidades de Mato Grosso e Goiás. A 1a Delegacia de Barra do Garças é responsável pela condução da operação Salvo Conduto.

Dessas prisões preventivas, buscas e apreensão domiciliares e outras medidas cautelares deferidas pela Comarca de Barra do Garças, seis foram cumpridas em Barra do Garças e três em Goiânia.

Os investigados possuem antecedentes criminais e respondem por sequestro e encarceramento privado, extorsão, associação criminosa, coação durante o processo e tortura.

O crime

Em dezembro de 2023, um homem de 39 anos conduzia sua motocicleta pelo bairro Ouro Fino, em Barra do Garças, quando foi abordado por ocupantes de um automóvel de cor prata, ambos monitorados por tornozeleira eletrônica.

A vítima foi colocada no carro e com um pano preto cobrindo o rosto foi levada para outro local, sendo agredida com golpes na cabeça, no pescoço, e constantemente ameaçada de morte durante o trajeto.

Depois de ser torturada, a vítima, mesmo amarrada, conseguiu se desvencilhar e fugir, pedindo socorro a uma equipe da Polícia Militar.

Apuração

A 1a Delegacia de Polícia de Barra do Garças, ao investigar o caso, percebeu que a motivação do crime foi um desentendimento comercial entre a vítima e os autores.

Em setembro de 2023, a vítima foi contratada por um dos investigados para fazer um reparo mecânico em um automóvel e pagou parte do valor combinado no ato da contratação.

Entretanto, antes do término das atividades, o indivíduo em questão, acompanhado de outra pessoa, retirou o veículo da oficina alegando que a vítima estava sendo procurada pela polícia.

Apesar de a vítima ter iniciado os serviços, inclusive tendo adquirido peças para o reparo, o criminoso passou a cobrar a devolução do valor pago na contratação. A vítima se negou a devolver o dinheiro que recebeu. A partir daí, o criminoso começou uma série de intimidações para reembolso do dinheiro, inclusive enviando imagens da residência dos parentes da vítima, com graves ameaças.

No dia em que, temendo pela sua vida e pelos seus parentes, a vítima registrou um boletim de ocorrência. Alguns dias depois, ela foi abordada pelos indivíduos armados, que levaram cerca de R$ 1,8 mil. Em 19 de dezembro, a vítima foi sequestrada, mantida em cárcere privado e torturada.

Investigação

A Polícia Civil identificou seis suspeitos da ação criminosa. Com base nos indícios e evidências de autoria, a 1a Delegacia de Barra do Garças requereu a realização de prisões preventivas, busca e apreensão em casa, além da quebra do sigilo de informações eletrônicas e permissão para acesso e partilha de informações de monitoramento eletrônico.

 

 

Fonte: Informações/ PJC-MT