Com o aumento dos casos de Covid, Cuiabá deve adotar campanhas sobre o uso de máscaras; o Carnaval é mantido

0
12
Foto: Luiz Alves
CAMARA VG

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que a prefeitura deve lançar campanhas educativas para orientar a população sobre a utilização de máscaras e outras medidas de biossegurança. Além disso, deve-se intensificar as ações de teste e de vacinação contra a doença.

Em janeiro, o número de pessoas que testaram positivamente para Covid-19 quase triplicou em relação a dezembro. No último mês de 2023, a cidade teve 116 casos confirmados. No mês anterior, houve um aumento de 239, chegando a 355 testes positivos.

No entanto, o prefeito ressaltou que, apesar do progresso, não é necessário tomar medidas drásticas.

“Todos nós já sabíamos que a influenza seria uma doença, assim como outras que surgem em determinado período do ano. A situação está controlada, as vacinas foram aplicadas, os testes foram bastante procurados no dia D e os casos aumentaram, mas não é motivo para alarme e nem para medidas excepcionais. “É possível considerar a utilização de máscaras, campanhas educativas e orientações educativas, mas, por enquanto, não há motivos para isso”, disse em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (1o)

O prefeito ainda disse que as festividades de Carnaval serão mantidas na cidade. Ele disse que está estudando com a Secretaria Municipal de Saúde ações que podem ser tomadas na semana que antecede o feriado, como campanhas de orientação sobre o uso de máscaras, o afastamento social e a higienização das mãos com álcool 70%.

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto