Morador mostra a destruição causada por uma forte chuva em Cáceres: “Está tudo imprestável”

0
50
Foto: Max Aguiar/Olhar Direto
ALMT TRANSPARENCIA

Após o alto volume de chuvas que atingiu a cidade de Cáceres deixar cerca de sete mil pessoas desalojadas, os senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL), junto com o deputado federal Coronel Assis (União), visitaram os moradores que tiveram suas casas destruídas no final de semana, ao lado da prefeita Eliene Liberato (PSB). O Olhar Direto estará presente na cidade para acompanhar o andamento dos trabalhos na cidade na manhã desta sexta-feira (16)

Um dos moradores do bairro Espírito Santo, Flávio Lucas da Silva, perdeu todos os pertences pessoais, como eletrodomésticos, móveis e outros pertences. Ele não estava em casa no momento da chuva no último sábado (10). De acordo com a meteorologia, foram registrados 205 mm de precipitação no dia, índice pluviométrico esperado para todo o mês de fevereiro.

Na verdade, não tinha como vir até aqui, tive que vir apenas para buscar meus cachorros. O resto da família não tinha como fazer nada, tive que deixar a casa. Enquanto caminhavamos pela rua, ao chegarmos ao bairro, já havia uma grande quantidade de água acumulada. “Perdi tudo, está tudo imprestável, todas as minhas pertences estão estragadas”, afirma Flávio.

A residência do jovem está entre as 100 atingidas pela chuva e que tiveram suas instalações danificadas. A prefeitura de Cáceres decretou uma situação de emergência e calamidade pública devido à tragédia.

Espero que a situação seja resolvida, que façam alguma coisa por nós, pois está difícil. Tenho três anos que resido aqui nesta residência. Sou de Cáceres e, sempre que há chuvas, alaga, mas nunca entrou aqui. Agora, muitas pessoas disseram que, antes de eu vir para cá, já havia enchido bastante aqui, disse o morador.

Durante a visita, o senador Jayme Campos reforçou que, imediatamente, destinará uma parte de suas emendas parlamentares para ajudar a prefeitura a resolver as questões mais críticas na cidade. Parte do dinheiro deverá ser usada para um projeto de drenagem, com a melhoria dos canais da cidade, para melhor escoamento dos volumes de água, evitando, dessa forma, novos transbordamentos.

Certamente, traremos muitas soluções para os problemas graves, sobretudo nessa região aqui. Uma região de baixa precipitação, que, infelizmente, em muitos casos, ultrapassa os 50 ou 60 mm, inundando as residências aqui. “A última chuva aqui foi de 200 mm em quatro horas. Acho improvável que uma tromba d’água suportasse um volume desse”, disse Jayme, durante a visita.

Imediatamente após as precipitações, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e outras organizações iniciaram operações de busca, salvamento e resgate das famílias afetadas. Cerca de 17 bairros foram gravemente afetados, o que deixou dezenas de famílias desabrigadas e comprometeu cerca de 100 unidades habitacionais.

No dia seguinte, ou seja, no domingo (11), as ações se concentraram na arrecadação e distribuição de alimentos, colchões, água potável e produtos de higiene pessoal. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Autarquia Águas do Pantanal e outras entidades trabalharam em conjunto para restaurar a infraestrutura danificada.

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto