A Polícia Civil cumpre mandados contra uma organização criminosa especializada em sequestros relâmpagos de Mato Grosso

0
53
Foto: Reprodução
CAMARA VG

A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DEERFVA) deflagrou a Operação Cativo Efêmero, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra indivíduos envolvidos em crimes de associação criminosa, roubo e extorsão, na modalidade de “sequestro relâmpago”, na região metropolitana de Cuiabá.

A operação tem como objetivo cumprir três ordens judiciais, sendo dois deles de prisão e um de busca e apreensão, com o objetivo de inibir uma associação criminosa que cometia diversos crimes relacionados à temática, ocorridos entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Os criminosos agiam de forma a abordar as vítimas em pontos estratégicos, roubar o veículo e mantê-las como refém, enquanto as forçavam a efetuar transferências bancárias. Os suspeitos simulavam um acidente, dando uma pequena batida atrás do veículo das vítimas, e, quando saíam do carro para verificar o dano, eram rendidos.

Além disso, os suspeitos utilizavam os cartões das vítimas enquanto elas estavam presas, para fazer compras em lojas de luxo de shoppings da capital.

As investigações da DERFVA revelaram que os criminosos eram extremamente violentos durante a execução dos crimes, pois agrediam as vítimas e ameaçavam-nas com armas de fogo. Em uma das ações criminosas do grupo, uma das vítimas, em estado de desespero, tentou saltar do veículo em movimento e teve a perna quebrada. Apesar de ter sido ferida, foi recolocada no veículo pelos criminosos e foi ameaçada de ser subtraída, inclusive o seu pertence.

O delegado responsável pelas investigações, João Paulo Firpo Fontes, ressaltou a complexidade dos casos e a dedicação das equipes policiais para desmantelar a organização criminosa. “A Operação Cativo Efêmero é fruto de um longo trabalho de investigação por nossas equipes, que se comprometeram a desvendar esse esquema criminoso e assegurar a segurança da população”, disse o delegado.

Diego Martimiano da Silva, por outro lado, ressaltou a relevância dos detalhes minuciosos da investigação. “Cada um dos elementos coletados e analisados durante esta investigação foi de suma importância para a obtenção de dados contundentes e a desmantelação deste grupo criminoso”, ressaltou.

Dentre as diversas técnicas de investigação utilizadas para identificar os criminosos, é relevante analisar as imagens das câmeras de segurança de um Shopping Center de Cuiabá, onde os criminosos foram flagrados realizando compras com os cartões das vítimas, que foram analisadas e analisadas pelas equipes de investigação.

Além disso, a investigação revelou o veículo usado pelos criminosos em, pelo menos, dois dos sequestros repentinos. A investigação revelou, pelo menos, três sequestros repentinos ocorridos na capital entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

A operação prossegue com a análise dos dados coletados e segue para novos desdobramentos investigativos. Dessa forma, a DERFVA reafirma o seu compromisso de assegurar a segurança e a tranquilidade da população, atuando de forma firme e eficiente contra a criminalidade. A Operação Cativo Efêmero é mais um importante passo no enfrentamento a esse tipo de delito e na busca pela justiça para as vítimas de crimes violentos.

 

 

Fonte: Informações/ PJC-MT