Mendes destaca o investimento recorde na segurança pública e afirma que o Estado está ‘jogando duro’ contra a criminalidade

0
126
Foto: Christiano Antonucci/Secom - MT
ALMT TRANSPARENCIA

O governador Mauro Mendes ressaltou que o Estado está fazendo importantes investimentos na área de segurança pública e “jogando duro” contra a criminalidade. O gestor estadual conversou sobre o tema durante uma entrevista à rádio Primeira Capital FM, nesta quarta-feira (28).

A pauta sobre a Segurança do Estado foi divulgada nos últimos dias.

De acordo com o estudo, Mato Grosso apresenta um quadro delicado em termos de distribuição dos efetivos das forças de segurança em sua área territorial, com um policial militar para cada 134 km2, um Bombeiro Militar para cada 739 km2 e um Policial Civil para cada 313 km2.

A nossa polícia, os presídios, a tecnologia, a aquisição de armamentos e o que há de melhor para as forças de segurança. Somos o único Estado brasileiro com uma cobertura de rádio digital em todo o território. “Estamos cumprindo nossa responsabilidade e vamos continuar atuando de forma vigorosa contra a bandidagem”, disse Mendes.

O governador ressaltou que, apesar dos elevados investimentos, a segurança acaba encontrando obstáculos nas leis brasileiras.

“O crime tem perdido o temor da polícia e da justiça.” Estamos fazendo tudo o que é possível. A Polícia prende e a Justiça libera. O juiz é bonzinho, mas a lei brasileira é ineficiente e inconstitucional, o que o torna incapaz de responder aos desafios da segurança. Precisamos repensar a legislação e endurecê-la”, disse.

Ações de segurança

Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado investe mais de 77 milhões em trocas, padronização e modernização de armas. Uma das principais ações foi a substituição de todas as armas de fogo pelas pistolas Glock, as mais modernas do mercado, além da aquisição de 948 fuzis e espingardas.

As forças de segurança receberam seis aeronaves, 24 caminhões automotores, 180 motos e 398 novas viaturas.

Foram entregues 4 mil rádios digitais, 6,9 mil coletes balísticos e 2,4 mil kits da Polícia Penal. Os investimentos em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) chegam a R$ 26 milhões.

O valor total de R$ 41 milhões foi repassado para a aquisição de uniformes e fardas de polícia.

O número de policiais militares, incluindo o Corpo de Bombeiros, foi ampliado em mais de 1,1 mil. O número de vagas no Sistema Prisional foi ampliado para 4,9 mil.

Com as informações da assessoria.

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto