Temporal no RS acende o alerta vermelho em MT, que teme incêndios históricos no Pantanal

0
94
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
ALMT TRANSPARENCIA

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul causou um alerta vermelho no Estado do Mato Grosso sobre a possibilidade de desastres climáticos para 2024, sobretudo devido às possíveis mortes que podem ocorrer na região do Pantanal devido à seca.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disse que os representantes do estado estiveram em Brasília na segunda-feira (7) para discutir medidas junto aos órgãos ambientais federais para evitar que os mesmos eventos que ocorreram no ano passado retornem no período mais crítico.

Este ano, temos uma grande preocupação com a região do Pantanal, uma vez que temos observado um volume de chuvas menor do que nos anos anteriores. Sendo assim, há uma grande preocupação com incêndios no Pantanal. A presidência do IBAMA esteve reunida com a bancada do Senado Federal e conversamos sobre a necessidade de, previamente, estabelecer um alinhamento entre as entidades, IBAMA, ICMBio, Governo do Estado do Mato Grosso e todos os poderes constituídos, a fim de organizar de forma adequada o enfrentamento à seca na região do Pantanal.

Em novembro do ano passado, uma grande parte da região do Pantanal mato-grossense sofreu um grande incêndio que destruiu mais de 20 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço.

O fogo causou grandes danos ambientais, matando animais e eliminando áreas verdes. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 15 dias, houve mais de 3 mil focos de incêndio no bioma, um recorde histórico que não se via desde 2002.

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto