Governador percebe a ação humana nas queimadas e dispara: “tem uns caras que deveriam estar presos”

0
90
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
CAMARA VG

Governador de Mato Grosso decreta situação de emergência devido a incêndios florestais

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), destacou nesta sexta-feira (30) que as queimadas registradas no país são consequência de ações humanas. Diante da gravidade da situação, ele decretou estado de emergência no estado por 180 dias, principalmente devido ao avanço do fogo nas florestas do Pantanal.

Durante seu pronunciamento, Mendes ressaltou que as condições climáticas, como o clima seco e as altas temperaturas, estão contribuindo para a propagação dos incêndios. No entanto, ele levantou a possibilidade de que os incêndios estejam sendo provocados de forma intencional e orquestrada.

“O fogo não cai do céu, o que cai do céu é chuva e avião,” afirmou o governador, sugerindo que os incêndios podem estar sendo provocados deliberadamente. Mendes ainda questionou o aumento expressivo de focos de incêndio em vários estados do país, como São Paulo, Amazonas e Goiás, durante este período de seca.

“É muita coincidência pipocar fogo no Brasil inteiro,” disse ele, embora tenha ressaltado que, até o momento, não há como confirmar a suspeita de ação orquestrada.

O decreto de emergência, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, permite que as autoridades adotem medidas necessárias para a prevenção e combate aos incêndios, incluindo a compra de bens e materiais sem a necessidade de licitação.

O governador também fez um apelo à população para que denuncie qualquer atividade suspeita relacionada aos incêndios. “Lamentavelmente, tem uns caras que mereciam estar na cadeia, e, por favor, denunciem. Vamos prender alguém que está metendo fogo no Brasil inteiro,” concluiu Mendes.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto