Sindicalista Interdita Saída de Caminhões e Causa Atrasos na Coleta de Lixo em Cuiabá

0
24
Foto: Reprodução
CAMARA VG

O recolhimento de lixo em Cuiabá iniciou com atraso na manhã desta segunda-feira (07), devido a uma ação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Limpeza Urbana (Sindilimp-MT), Wenderson Alves de Freitas, que dificultou a saída dos caminhões do pátio da empresa Locar Saneamento Ambiental. Apesar do impasse, os caminhões conseguiram iniciar a coleta ao longo do dia.

A manifestação, realizada entre 5h e 7h, foi promovida por trabalhadores terceirizados da Locar, empresa responsável pelos serviços operacionais da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb). Os trabalhadores protestaram contra condições de trabalho, assédio moral e supostos atrasos salariais, além de outras demandas da categoria. Faixas com as mensagens “Pelo fim do trabalho degradante, pelo fim do assédio moral cometidos pela empresa Locar” e “Prefeito Abílio, tome providências com o contrato de limpeza urbana firmado com a Locar” foram exibidas durante o ato.

De acordo com a empresa, 27 caminhões estão programados para realizar a coleta de lixo durante o dia e a noite. A Locar afirmou que, apesar do atraso causado pela paralisação, a coleta deverá seguir normalmente, embora haja risco de não cumprir todos os itinerários devido aos transtornos.

A empresa também se manifestou, esclarecendo que os salários estão sendo pagos pontualmente e todas as obrigações trabalhistas estão regularizadas, não havendo justificativas para a paralisação. A Locar informou que buscará dialogar com o sindicato para entender as novas reivindicações e minimizar os impactos à população.

FONTE – RESUMO