Justiça determina internação de adolescentes que agrediram estudante em escola de Alto Araguaia

0
26
Foto: Reprodução
[pro_ad_display_adzone id="52768"]

A Justiça de Mato Grosso determinou a internação de três adolescentes envolvidas na agressão de uma aluna de 12 anos na Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia, a 418 km de Cuiabá. As menores serão transferidas para unidades do sistema socioeducativo da capital, onde cumprirão medida de internação provisória. Uma quarta adolescente, de 11 anos, não poderá ser internada por impedimento legal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A agressão ocorreu na segunda-feira (4) e foi registrada em vídeo. Nas imagens, a vítima aparece ajoelhada e é brutalmente espancada com socos, chutes e golpes com um cabo de vassoura, enquanto o grupo de meninas ri durante a sessão de violência.

As investigações apontam que as agressoras, com idades entre 11 e 14 anos, formavam um grupo com regras internas semelhantes às de uma facção criminosa. A vítima teria sido punida por supostamente descumprir normas impostas pelo grupo. Uma das regras estabelecia que a aluna agredida não poderia chorar durante as agressões — caso contrário, a violência aumentaria.

A Polícia Civil ouviu cerca de 10 pessoas durante a apuração do caso, incluindo as menores envolvidas, a direção da escola, pais e a própria vítima. As adolescentes confessaram não apenas a agressão registrada em vídeo, mas também relataram outras agressões praticadas contra pelo menos quatro colegas que descumpriram as mesmas regras.

Com base nas evidências, a Polícia Civil recomendou a internação das adolescentes por atos infracionais análogos aos crimes de tortura e integração de organização criminosa. No dia 6 de agosto, a 1ª Vara de Alto Araguaia autorizou o cumprimento da medida socioeducativa de internação.

As três adolescentes internáveis serão transferidas para Cuiabá, onde ficarão sob custódia do sistema socioeducativo.

FONTE – RESUMO