Nem mesmo a dor causada por uma tragédia impediu a ação de golpistas na internet. Após o grave acidente entre um ônibus de viagem e uma carreta, ocorrido na noite da última sexta-feira (8) na BR-163, em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá), começaram a circular falsas campanhas de arrecadação de dinheiro sob o pretexto de ajudar vítimas e familiares.
O acidente resultou na morte de onze pessoas e deixou diversos feridos. No entanto, a comoção gerada foi usada de forma criminosa para aplicar golpes. A empresa Rio Novo, responsável pelo ônibus envolvido na colisão, emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (11) alertando a população sobre as tentativas de fraude.
Na publicação, feita nas redes sociais da empresa, a Rio Novo esclareceu que está arcando com todos os custos funerários, incluindo o traslado dos corpos e o apoio financeiro aos familiares das vítimas. “Torna-se importante orientar a todos, que não sejam realizados pagamentos ou doações a terceiros, com a finalidade de cobrir despesas funerárias, ou de traslados dos corpos das vítimas, uma vez que todos os custos já foram assumidos pela Rio Novo”, afirma o comunicado.
A empresa reforçou ainda que qualquer informação contrária a esse posicionamento é falsa e representa uma tentativa de enganar a população. “Desconhecemos e desaprovamos qualquer espécie de ‘vaquinha’ ou campanha semelhante vinculada às mídias digitais”, alertou a nota, classificando essas iniciativas como fake news.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas as primeiras informações indicam que o ônibus teria invadido a pista contrária, provocando a colisão com a carreta.
FONTE – RESUMO