O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, anunciou que a inauguração do Hospital Central está prevista para o mês de outubro. A unidade de saúde, localizada em Cuiabá, está na fase final das obras civis e será entregue ao Hospital Israelita Albert Einstein, que assumirá a gestão da unidade.
Em entrevista concedida nesta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa, Figueiredo explicou que o governo estadual deve concluir os últimos ajustes estruturais até o dia 15 de setembro. Em seguida, o Einstein terá dois meses para realizar o processo pré-operacional antes de iniciar o atendimento ao público.
“A gente deve finalizar os últimos ajustes de ordem civil no dia 15 de setembro. Aí passamos a entregar o prédio para o Hospital Einstein e aí ele passa a ter dois meses de plano operativo, de pré-operacional para ele estar em operação”, afirmou o secretário. “Então, se tudo ocorrer bem, no mês de outubro a gente estará promovendo a inauguração do Hospital Central”.
Gilberto Figueiredo destacou que o objetivo é entregar uma unidade de referência, com estrutura de alta complexidade e atendimento de excelência. Segundo ele, o novo hospital será o mais moderno do Centro-Oeste e poderá figurar entre os melhores do Brasil. “Posso assegurar que será o melhor do Centro-Oeste, com certeza. Talvez dos melhores do Brasil”, declarou.
A nova unidade hospitalar terá capacidade para 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O hospital contará ainda com 10 salas cirúrgicas, 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria, totalizando 290 leitos voltados para atender a população mato-grossense com serviços de alta complexidade.
FONTE RESUMO