O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta terça-feira (16) que recebeu com satisfação a notícia de que será um dos nomes apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Senado em 2026. Além dele, o deputado federal José Medeiros (PL) também foi indicado como escolha de Bolsonaro para a corrida eleitoral.
Apesar do aceno positivo, Mauro destacou que sua atenção continua voltada para a gestão estadual. “Fico contente com qualquer manifestação de apoio ao nosso trabalho, mas meu compromisso principal é com a população que me reelegeu até 2026. Este é um período para trabalhar, entregar resultados e honrar a confiança do povo, não para antecipar o debate eleitoral”, reforçou.
O apoio já havia sido antecipado pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), e foi confirmado na noite de segunda-feira (15) pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, durante entrevista à Jovem Pan. Segundo ele, Bolsonaro já definiu sua preferência pelos nomes de Mauro Mendes e José Medeiros para a disputa ao Senado.
Valdemar também reconheceu o peso político da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que aparece bem posicionada nas pesquisas para o Senado e, por ser nora do senador Wellington Fagundes (PL), foi citada como um “desafio” dentro das articulações eleitorais.
Mesmo assim, a possibilidade de uma composição entre PL e MDB não está totalmente descartada. Porém, lideranças como Abílio Brunini, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), já se manifestaram contra essa aliança.