Vinte e quatro foragidos da Justiça foram localizados pela Polícia Militar, na primeira quinzena do mês de janeiro deste ano, em Cuiabá. As prisões ocorreram em diversas ações de policiamento tático e ostensivo, realizadas no âmbito do programa Tolerância Zero, criado pelo Governo do Estado, no combate à criminalidade. No mesmo período de 2025, onze pessoas foram detidas, o que representa um aumento de 118%.
Do total de prisões, 12 estão relacionadas a mandados de natureza criminal, envolvendo crimes como homicídio, furto, roubo e tráfico ilícito de drogas. As ações ocorreram em diversas regiões estratégicas de Cuiabá, abrangendo bairros como Centro Político Administrativo, Centro Norte, Pedra 90, Jardim Florianópolis, Coophamil, Jardim Europa, Araés, Parque Atalaia, Parque Ohara e Santa Isabel.
Conforme o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Lima Júnior, essas prisões ocorreram, em sua maioria, a partir de abordagens policiais qualificadas, fiscalizações e checagens realizadas por toda a Capital.
“O resultado evidencia a importância da presença constante da Polícia Militar nas ruas, aliando prevenção, repressão imediata e identificação de indivíduos com mandado de prisão em aberto. Cada prisão representa um criminoso a menos em circulação e mais segurança para a população. As ações foram conduzidas por equipes que atuaram de forma integrada, reforçando a presença policial e ampliando a capacidade de resposta rápida à criminalidade”, destacou o coronel Lima Júnior.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, o trabalho de inteligência policial também foi fundamental para a identificação e localização dos suspeitos, assim como auxílio das câmeras de segurança do Programa Vigia Mais MT. Para o coronel Fernando, os resultados demonstram a efetividade do trabalho integrado da corporação, aliado aos investimentos do Governo do Estado.
“Essas prisões são reflexo de um trabalho firme, estratégico e contínuo da Polícia Militar, com o apoio fundamental de programas como o Vigia Mais MT, das equipes de inteligência da PMMT e do policiamento diário na Baixada Cuiabana e em todo o Estado. A PM seguirá intensificando as ações do patrulhamento ostensivo e tático reforçando o compromisso institucional com a segurança, a ordem pública e a tranquilidade da sociedade”, ressaltou o coronel Fernando.


















