Nove estabelecimentos, sendo oito bares e um restaurante, foram notificados durante a operação “Praça da Mandioca II”, realizada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Ordem Pública e Fiscalização Municipal de Som na última sexta-feira (18), na região da Praça, no Centro da capital.
Além das notificações dos estabelecimentos, 33 infrações foram registradas, seis veículos e três aparelhos de som foram apreendidos. O objetivo da ação, de acordo com os órgãos, foi garantir a ordem pública, cumprimento das leis e a segurança pública no local.
O restaurante e bares notificados não foram fechados, mas receberam um prazo para adequações. As fiscalizações de alvarás contaram com dois agentes dos bombeiros. Já os veículos apreendidos e os 26 autos de infração foram realizados por cinco agentes da Semob.
A fiscalização de som contou com cinco fiscais, que atuaram na apreensão dos aparelhos de som e contabilizaram sete autos de infrações. A operação contou também com 25 policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, 10 agentes da Cavalaria da PM e três ficais da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Sobre a operação, a Associação de Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (AMAPM) publicou nesta segunda-feira (21) uma nota de repúdio “pelo ato publicado nas redes sociais pelo infrator da legislação vigente, tendo em vista que o mesmo encontra-se irregular sem o devido alvará”.
Confira a nota de repúdio na íntegra:
Nota de Esclarecimento
A AMAPM-Associação de Moradores e Amigos da Praça da Mandioca vem a público esclarecer o que se segue:
Com relação à fiscalização realizada na Praça da Mandioca dia 18 de maio por volta das 19:00 horas, através de denúncias feitas ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, e estas remetidas á Polícia Militar para que se cumprisse tais demandas de fiscalização com a presença da SORP-Secretaria de Ordem Pública,responsável e competente no que diz respeito á coordenar, controlar e executar as ações de apoio à segurança pública de interesse do município, exercendo, em cooperação com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, as ações de orientação e fiscalização do cumprimento da legislação do meio ambiente natural e artificial, além das ações voltadas à política de proteção e defesa dos consumidores.
Venho através desta nota expressar nosso repúdio pelo ato publicado nas redes sociais pelo infrator da legislação vigente,tendo em vista que o mesmo encontra-se irregular sem o devido ALVARÁ e ao mesmo tempo solidarizar com nossos moradores e amigos de nossa tradicional e aconchegante Praça da Mandioca bem como nosso Prefeito Emanuel Pinheiro que muito tem preocupado com sua gestão humanizada e transparente.
À Direção Cuiabá, 21 de maio de 2018
Fonte: Olhar Direto