O Halloween é celebrado no mundo todo no dia 31 de outubro. Mas, você já se perguntou como esse festival – que inclui fantasias, abóboras esculpidas, fogueiras, travessuras e histórias de terror – realmente começou? Veja a seguir fatos e lendas sobre o Halloween.
O Halloween, também conhecido como o Dia das Bruxas ou o Dia de Todos-os-Santos, tem suas origens em um festival celta chamado Samhain, celebrado há milhares de anos atrás e que marcava o fim do verão.
Durante o festival celta Samhain, as pessoas coletavam alimentos para a festa que celebrava o período da colheita. Acredita-se que a frase tradicional "doces ou travessuras" tenha vindo desse costume.
A tradição de se fantasiar no Halloween também pode ter vindo dos celtas. Acredita-se que eles acendiam enormes fogueiras nas colinas para homenagear os deuses e, além disso, se vestiam com fantasias e máscaras para pareceram espíritos errantes.
O costume de esculpir as abóboras pode ter surgido de uma lenda popular irlandesa. Segundo a lenda, um irlandês, chamado Jack, uma vez prendeu o Diabo em uma árvore, cercando-o com crucifixos. Por causa disso, Jack foi barrado tanto do céu como do inferno. O Diabo então, deu à ele uma brasa do inferno. O irlandês colocou a brasa dentro de um nabo, transformando-o em uma lâmpada para vagar pela terra em busca de um lugar para descansar.
Se você quiser uma alternativa para o Halloween, junte-se ao Dia dos Mortos, o festival americano que acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Nesse festival, os participantes se encontram em cemitérios e usam máscaras de caveiras, inspiradas na figura popular mexicana Catrina, para celebrar a vida de parentes falecidos.
A Noite de Santa Valburga, festival que homenageia a abadessa de mesmo nome, é celebrado anualmente na Europa Central e Oriental no dia 30 de abril. O festival é extremamente ligado à bruxas, sendo também conhecido como "A Noite das Bruxas".
Foto: Pessoas indo ao festival da Noite de Santa Valburga, em Wernigerode, Alemanha, no ano de 2014.
Fonte: Portal MSN