“É com grande satisfação que, nesta semana dedicada à saúde, que começou com a entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, estamos inaugurando a nova ETE Tijucal. Essa unidade é um verdadeiro gigante do saneamento básico. E saneamento também fundamental para população. Saneamento preserva os rios, gera empregos, traz desenvolvimento e significa saúde, pois é uma medida de prevenção contra doenças graves”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Construída em 1999 com capacidade operacional de 30 litros por segundo, a ETE Tijucal tinha, em 2017, condições de tratar 120 litros de esgoto por segundo. Hoje, trata 250 litros por segundo e está preparada para processar até 500 litros de efluentes sanitários domésticos a cada segundo. A estação também conta, agora, com moderno sistema de tratamento de esgoto, elevando sua eficiência e a possibilitando tratar, por dia, mais 22 milhões de litros.
A estrutura está situada em uma área de 37 hectares. Para levar os esgotos até ela, foram implantados, durante dois anos de obras, 55 mil metros de redes coletoras e construídas nove estações elevatórias. Toda essa estrutura de esgotamento sanitário compõe o Sistema de Esgotamento Sanitário Tijucal. Na região atendida pela unidade encontram-se cerca de 25 mil residências, mais de mil estabelecimentos comerciais, 25 escolas, oito unidades de saúde, incluindo um hospital, oito creches e quatro centros comunitários.
Com as obras para ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário, Cuiabá passa a contar com 61% de coleta e tratamento de esgoto. Até 2024, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), o município chegará a 91% de cobertura.
“A nova ETE Tijucal está aparelhada com um moderno sistema de remoção de sólidos contidos nos esgotos domésticos, como, por exemplo, embalagens plásticas. Com procedimentos de desinfecção mais ágeis e seguros, a estação faz, hoje, com que o Rio Coxipó deixe de receber, diariamente, cinco toneladas de carga poluidora”, explica a diretora geral da Águas Cuiabá, Paula Violante.
“Nossa cidade já recebeu, nessa gestão, R$ 350 milhões em investimentos nos sistemas de água e esgoto. Muitas vezes, as obras de saneamento incomodam, mas fazemos questão de frisar que saneamento básico traz saúde. E quando a saúde é prioridade, a cidade prospera”, pontuou o prefeito.