“Estamos buscando parcerias e quero agradecer aqui o professor Deiver, diretor do campus Bela Vista do IFMT, que está produzindo através do laboratório do Instituto álcool 70%. Serão 20 mil garrafinhas para que a Assistência Social atenda a população carente e de rua, para os profissionais da Saúde e também, quando as aulas voltarem, cada sala de aula terá esse produto para cumprir essa higienização. Estamos adquirindo também um equipamento para testes. O Estado está adquirindo e nós também vamos, para somar com o Governo. A Prefeitura entra com os kits e o IFMT vai colocar seu laboratório à disposição para detectar o vírus. O equipamento deve chegar em duas semanas”, explicou o prefeito.
O laboratório do IFMT tem capacidade de produção de 2 mil litros de álcool 70% por semana. O projeto reunirá cerca de 15 voluntários, entre servidores do Campus Cuiabá – Bela Vista e membros das entidades parceiras. A Prefeitura de Cuiabá irá disponibilizar os insumos: garrafas plásticas, entre outros.
Os produtos químicos necessários para a confecção do antisséptico serão fornecidos pelo Conselho Regional de Química (CRQ), que também contribuirá dando amparo técnico à produção e análise dos produtos.
A equipe do Campus Cuiabá – Bela Vista, liderado pelo diretor-geral Deiver Teixeira, é formada por professores e técnicos registrados para a manipulação e análise química do produto. O IFMT também irá disponibilizar seu espaço físico e cuidará da logística de distribuição do álcool.
A iniciativa também conta com o apoio das empresas Marajá, Água Mineral Buriti, RG Solution, Safras Indústria e Comércio de Biocombustível, Maxvinil e Gráfica SinalTEC.
Maiores informações sobre a chegada do equipamento que permitirá a realização dos testes, bem como a condução destes exames, serão divulgadas nos próximos dias de acordo com a Prefeitura.