Fonte: Olhar Direto
No primeiro dia de obrigatoriedade do uso de máscara, a Polícia Militar multou mais de 50 estabelecimentos. Os dados são parciais porque ainda estão sendo contabilizadas as ações de alguns municípios do interior. De acordo com a lei, o estabelecimento que não se adequar à regra pagará multa de R$ 80 por pessoa que estiver sem o equipamento de proteção dentro das instalações, sejam eles funcionários ou clientes.
Além das notificações, os quase 500 policiais que foram às ruas, nesta terça-feira (5), atuaram na orientação de pedestres. Abordaram quatro mil pessoas que circulavam sem ou usando a máscara de maneira incorreta ou que buscavam informações complementares sobre prevenção.
O Comando da PM avalia, com base nas informações recebidas dos comandos regionais, que em quase 90% dos comércios a legislação está sendo cumprida, ou seja, os clientes, funcionários e proprietários estão fazendo uso de máscaras.
O subchefe de Estado Maior da PM, coronel Wankley Corrêa Rodrigues, que está à frente das ações de fiscalização, destaque que além das campanhas de conscientização feitas pelo Governo do Estado desde que foi estabelecido o uso de máscaras, há semanas os policiais estão indo às ruas com a orientação de abordar empresários e pessoas reforçando a obrigatoriedade e a importância da máscara.
A partir de agora visitar comércios para checar se todos que estiverem no ambiente cumprem a lei, ou seja, se usam máscara, passa a ser uma atividade de rotina dos policiais. Esse trabalho está sendo desenvolvido durante as rondas ou, de acordo com a necessidade, em operações específicas, segundo Rodrigues.