Fonte: Olhar direto
A primeira transferência em táxi aéreo de um paciente em estado grave com o novo coronavírus (Covid-19) aconteceu na última segunda-feira (11). A viagem foi de Peixoto de Azevedo (650km de Cuiabá) para a capital.
O transporte foi realizado pela empresa Abelha Táxi Aéreo. Para que acontecesse, foi necessário utilizar uma cápsula de isolamento, com o intuito de evitar a propagação de patógenos e reduzir as taxas de infecção por profissionais de saúde.
O tamanho e design da cápsula permitem seu uso em ambulâncias e aeronaves sem a necessidade de adaptações.
A empresa de transporte aéreo tem 31 anos no segmento da aviação civil em Mato Grosso e oferece voos executivos (transporte aéreo de passageiros), UTI aérea para atendimento de pessoas de todas as idades, além de oficina de manutenção homologada pela ANAC; simulador de voo (equipamento homologado pela ANAC) e atendimento de pista e rampa.
Peixoto de Azevedo tinha treze casos confirmados do novo coronavirus (Covid-19) até a última terça-feira (12). Já a capital, Cuiabá, somava 211 casos e cinco óbitos (três de residentes e dois de não residentes).