Fonte: Olhar Direto
O Tribunal de Contas do Estado também foi alvo de busca e apreensão nesta quarta-feira (17). Agentes da Polícia Federal chegaram ao órgão pela manhã e cumprem as buscas. A informação foi confirmada ao Olhar Direto.
Vários carros da Polícia Federal estão estacionados no órgão, inclusive viaturas descaracterizadas. O chefe da coordenadoria militar, tenente-coronel Azizes Ferreira, acompanha os trabalhos dos agentes.
Diversos malotes estão sendo retirados pelos policiais, que chegaram às 06h30. Há informações de bastidores, ainda não confirmadas, de que outros conselheiros poderiam também ser alvos da ação.
Além do TCE, também foi alvo a casa de José Carlos Novelli, conselheiro afastado. O objetivo da operação é elucidar o esquema de corrupção que desviou recursos públicos para financiar campanhas eleitorais e enriquecimento ilícito entre 2006 e 2014.
Esta é a 16ª fase da operação, sendo que a última ocorreu em dezembro de 2017. Os mandados são cumpridos por decisões expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Polícia Federal informou que não dará outros detalhes sobre a operação, que corre em segredo de Justiça.
Vale lembrar que o conselheiro Novelli e outros quatro (Antonio Joaquim, Sérgio Ricardo, Waldir Teis e Valter Albano) continuam afastados de seus cargos, após decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em fevereiro deste ano.
Todos estão afastados desde 2017, quando o ex-governador Silval Barbosa firmou delação premiada, onde revelou suposto pagamento de propina aos membros do TCE. A decisão à época foi do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).