Janaina afirma que Emanuel age por ‘birra’ e aconselha prefeito a se aliar ao TCE e MP na retomada da Saúde

0
31
Foto: JLSiqueira/ALMT
ALMT TRANSPARENCIA

A deputada Janaina Riva (MDB) condenou o comportamento do correligionário, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que, segundo ela, tem agido com birra no processo de retomar o comando da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após intervenção estadual. O chefe do Executivo municipal se recusou a criar uma equipe de transição e ao retomar a gestão da Pasta passou a apontar supostas falhas do gabinete interventor, como a falta de medicamentos e insumos.

Na avaliação da parlamentar, Emanuel precisa se aliar aos órgãos de controle e evitar repetir os mesmos problemas que resultaram na intervenção do estado.

“​Ele reassume a Saúde com a missão de dar continuidade ao trabalho que foi feito. E pelo que ele vinha mostrando à população, vai ser difícil dar continuidade a isso. Se eu fosse o prefeito, me aliaria ao TCE e ao MPE; tentaria me blindar, pois, com certeza, se houver uma piora da Saúde, a intervenção deve acontecer novamente”, afirmou, em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (3).

“Errou, não quis fazer uma equipe de transição por birra. Isso mostra que já é um gestor que está cansado, que não cabe mais nesse momento. Precisamos de pessoas que coloquem a população como prioridade. Não é se dar bem ou não com Mauro Mendes, mas trazer o que o estado tem para dar de melhor ao povo cuiabano. Não dá para uma pessoa rejeitar aquilo que o estado quer oferecer ao município por birra; isso é inaceitável”, acrescentou.

Janaina ainda pontuou que o gabinete estadual assumiu a Saúde com graves problemas e tomou decisões com o que era possível. Afirmou que todo o trabalho foi acompanhado pelo Tribunal de Contas (TCE-MT) e Ministério Público (MPE), o que garante a lisura de todo o processo.

“A intervenção não era algo que o Estado queria e isso ficou claro, pois foi uma tarefa muito árdua, pegar a Saúde aos frangalhos como estava e tentar colocar no rumo em tão pouco tempo. Ao mesmo tempo houve um acompanhamento muito grande do TCE e do MPE. Duvido que haja qualquer ilicitude intencional ou que algo tenha sido feito para trazer prejuízo à população”, declarou.

“O que queremos do Emanuel é que ele dê continuidade ao trabalho feito na intervenção, com sua equipe. Não queremos que volte a ser como era antes, com corrupção desenfreada, correndo solta lá dentro e o órgão de controle tendo que fazer operações, foram 18 só na Saúde”, completou.

Por fim, Janaina condenou as atitudes do prefeito que, em sua avaliação, atua pelo “quanto pior, melhor”, deixando que sua rixa com o governador Mauro Mendes (União) acabe prejudicando a população da capital.

 

 

 

 

Fonte: Olhardireto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here