A Polícia Civil está apurando captação irregular em rio na região da Água Fria

0
137
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

A Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deram início à Operação Rio Escasso, que tem como objetivo combater a captação irregular de água no Ribeirão Bom Jardim, localizado na região de Água Fria, a aproximadamente 90 quilômetros de Cuiabá.

A operação foi iniciada após uma notificação recebida pela Dema a respeito de uma suposta captação irregular de água no Ribeirão Bom Jardim, o que poderia causar danos ao riacho e à comunidade da região.

Os policiais da Dema e outras equipes deram-se conta de um motor-bomba às margens do ribeirão, quando abasteciam um caminhão-pipa de uma companhia.

Durante a entrevista, o condutor do caminhão disse que é funcionário de uma empresa que atua como gari, que é responsável pelo plantio de árvores da espécie Eucalipto, localizada próxima ao local. Em seguida, as equipes foram à fazenda indicada pelo motorista, onde constataram que a empresa não possuía autorização para a captação de água no Ribeirão Bom Jardim.

Diante do que ocorreu, o responsável pela empresa foi conduzido à Delegacia Especializada em Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. A Secretaria de Meio Ambiente notificou a empresa, bem como apreendeu os motores-bomba e o caminhão-pipa, que eram usados para a captação irregular de água.

O termo Circunstanciado de Ocorrência contra o funcionário da empresa foi lavrado por crime ambiental. A delegada titular da Dema, Liliane Murata, disse que as investigações estão em andamento para apurar a conduta da empresa e seu representante legal pelo dano causado.

 

 

Fonte: Informações/ PJC-MT