Morte de advogado Renato Nery completa 60 dias sem respostas em Cuiabá
Nesta quarta-feira (4), completam-se 60 dias desde a morte do advogado Renato Nery, de 72 anos, que foi baleado na cabeça na manhã de 5 de julho ao chegar em seu escritório na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.
Renato, que ocupou a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso (OAB-MT) entre 1989 e 1991 e era reconhecido por sua atuação no direito agrário, foi socorrido ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia seguinte, 6 de julho. Os disparos foram efetuados a uma distância de aproximadamente dois metros.
Apesar das investigações, o crime ainda permanece sem respostas. Imagens obtidas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no mesmo dia em que a morte foi confirmada mostram o assassino de Renato. O criminoso, que usava uma jaqueta preta, teria seguido a vítima até o escritório antes de atirar e fugir. Mesmo com as imagens, a identidade do atirador ainda não foi revelada.
No dia 30 de julho, a DHPP cumpriu três mandados de busca e apreensão em cidades diferentes: Cuiabá, Várzea Grande e Guarantã do Norte. Durante a operação em Guarantã do Norte, um dos suspeitos inicialmente resistiu à entrada dos policiais e se recusou a entregar duas armas registradas, uma Glock 9mm e uma CT9mm, alegando que as havia escondido.
A Polícia Civil informou que a operação focava na identificação do executor do crime e ressaltou a complexidade da investigação. “Trata-se de investigação complexa, técnica e serão necessárias análises de dados para que possamos obter o resultado final”, declarou a equipe da DHPP na ocasião.
Até o momento, a investigação continua sem esclarecer a identidade do autor ou dos mandantes do assassinato de Renato Nery.