Ex-funcionário de frigorífico é preso por racismo contra profissional do RH: “tenho pavor de preto”

0
83
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Homem é preso em flagrante por injúria racial e racismo contra jovem em Sorriso

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil na última sexta-feira (11), em Sorriso (420 km de Cuiabá), após cometer injúria racial e racismo contra uma jovem de 19 anos, funcionária da mesma empresa onde ele trabalhava. O suspeito, cujo nome não foi revelado, ofendeu a vítima com expressões racistas e incitou ódio contra pessoas negras, sendo autuado por dois crimes distintos.

Os atos racistas ocorreram em duas ocasiões, nos dias 3 e 11 de outubro. Em áudios enviados a um colega de trabalho, o homem utilizou termos ofensivos como: “Colocaram uma negra suja lá”, “Eu tenho pavor de preto”, e “Não quero essa negrada suja aí. Não gosto de negro, sou racista”. Além dessas declarações, ele também fez comentários racistas de natureza sexual contra a jovem, afirmando: “Negra para mim tem que ser bonita. Negras assim, de cabelo atadinho e sem dentes, eu tenho até nojo. Eu vomito”.

A vítima, acompanhada pelo advogado da empresa, procurou a Delegacia da Polícia Civil de Sorriso para denunciar o caso. Ela relatou que o ex-funcionário havia ido à empresa no dia 11 para realizar sua rescisão trabalhista e, após ser atendido por ela, rasgou os papéis e posteriormente enviou áudios com as ofensas racistas.

Após a denúncia, a polícia localizou o suspeito em sua residência e o prendeu em flagrante. A Polícia Civil já encaminhou uma representação ao Judiciário solicitando a conversão da prisão em flagrante para preventiva.

O delegado Bruno França, responsável pelo caso, ressaltou a gravidade dos atos: “O racismo é uma desgraça social que nossa sociedade se mostra, de forma cada vez mais clara, incapaz de superar. Atos como o perpetrado pelo autuado impedem que se supere essa vergonha histórica e se materializam em danos concretos do ponto de vista social, econômico e até mesmo da segurança pública”.

Histórico de ofensas

O suspeito já havia se envolvido em outro incidente no dia 3 de outubro, quando insultou funcionários do frigorífico, chamando-os de incompetentes e tentando agredi-los. Na ocasião, ele também fez declarações racistas, referindo-se às mulheres negras do local de maneira depreciativa.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto