As facções migram de Sorriso para Sinop e atemorizam o prefeito: “Está ficando difícil para nós”

0
133
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Prefeito de Sinop alerta para avanço de facções criminosas na cidade

O prefeito reeleito de Sinop, Roberto Dorner (PL), manifestou preocupação com o crescimento da atuação de facções criminosas no município. Segundo ele, a migração de integrantes dessas organizações para a cidade tem aumentado nos últimos meses, especialmente após uma redução das atividades em Sorriso, conhecida como a cidade mais violenta de Mato Grosso.

“As facções estão avançando para o nosso município e está ficando difícil para nós, mas isso ocorre em todo o Brasil. Tenho certeza que o governo, trocando os comandos e ajustando, vai combater de forma muito forte as facções que hoje invadem nosso estado”, declarou Dorner.

O prefeito acredita que o recém-lançado Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, do governo estadual, pode trazer uma resposta positiva ao problema. Ele também destacou que, apesar de a violência muitas vezes estar restrita aos próprios integrantes das facções, há reflexos preocupantes para a sociedade.

“Quando morrem essas pessoas, são do meio deles. Mas isso acaba respingando na sociedade, que pode ser surpreendida por esses bandidos. Tenho certeza de que o governo vai dar uma grande segurada nessas facções”, acrescentou.

Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado

Na última segunda-feira (25), o governador Mauro Mendes (União) anunciou o lançamento do programa, que busca intensificar as ações de combate às facções criminosas em Mato Grosso. Entre as medidas previstas estão:

  • Criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), separada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp);

  • Implementação do Centro de Monitoramento Externo do Sistema Penitenciário;

  • Formação do Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado;

  • Convocação de mais de 245 aprovados no último concurso da Polícia Militar;

  • Nomeação de 94 novos policiais civis, incluindo delegados, escrivães e investigadores;

  • Reforço com 55 novos policiais penais.

O programa surge como uma tentativa de frear o avanço das facções em Sinop e outras cidades do estado. O governador destacou que a prioridade é fortalecer as estruturas de segurança e atuar de forma integrada para enfrentar o crime organizado.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto