Depois da troca de comando da Polícia Militar, o Corpo Musical passará por readequações e se concentrará apenas em promover a instituição

0
83
Foto: Ilustração
CAMARA VG

Polícia Militar Readequará Corpo Musical Sob Comando de Fernando Tinoco

A Polícia Militar (PM) iniciará, sob a gestão do novo comandante-geral, coronel Fernando Tinoco, readequações no Corpo Musical da instituição. As mudanças visam evitar o uso político da banda e corrigir a postura adotada na administração do ex-comandante-geral, coronel Alexandre Correa Mendes, que tem planos de se candidatar a um cargo eletivo em 2026.

De acordo com informações publicadas pela coluna Picantes de Olhar Direto, a decisão de Mendes de utilizar um avião do Estado para gravações em seu perfil no Instagram foi o ponto culminante para sua saída da corporação. Durante sua gestão, o ex-comandante promovia vídeos temáticos, como o popular “sextou”, postados frequentemente pela conta oficial da banda da PM.

O governador Mauro Mendes (União) optou por nomear Fernando Tinoco para o cargo, apostando em um perfil mais reservado para a função. A principal proposta de Tinoco é redirecionar o Corpo Musical para eventos exclusivamente institucionais, com o objetivo de promover a corporação de forma mais discreta e profissional.

“O corpo musical servirá para promover a instituição, não o comandante-geral”, afirmou uma fonte próxima à PM. Caso os vídeos do “sextou” continuem a ser produzidos, a expectativa é de que o conteúdo seja reformulado para se alinhar à nova postura da gestão.

Suspensão de Apresentações

Em março deste ano, as apresentações do Corpo Musical da PM foram suspensas em escolas após a repercussão de um incidente na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, em Cuiabá. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrava militares cantando a música de cunho sexual “Toca o Trompete”, acompanhados por estudantes que cantavam versos como “Oh novinha quer sentar-se pros crias, pede putaria, então vou te dar”.

Na época, o ex-comandante Mendes emitiu uma nota lamentando o ocorrido e pedindo desculpas aos que se sentiram ofendidos com a letra da música.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto