O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta terça-feira (29) que pretende manter Fellipe Correa (PL) à frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, mesmo ele sendo o primeiro suplente do Partido Liberal na Câmara Municipal. A decisão impacta diretamente a composição do Legislativo, já que o vereador Chico 2000 (PL), atualmente afastado, será substituído temporariamente.
Com Correa permanecendo na secretaria, quem deve assumir a vaga de Chico 2000 é o segundo suplente da legenda, o bolsonarista Rafael Yonekubo. A escolha, conforme explicou Abilio em entrevista, tem como base a necessidade de garantir a continuidade das ações da gestão municipal diante do cenário de instabilidade jurídica envolvendo os vereadores afastados.
“Pedi para o Felipe Correa permanecer na secretaria temporariamente até que isso evolua. Tirar ele de lá agora pode prejudicar os andamentos dos serviços. Ele está estável como secretário e está fazendo um bom trabalho”, afirmou o prefeito.
Abilio também destacou o risco de substituições precipitadas em meio à possibilidade de decisões judiciais que possam reintegrar os parlamentares afastados. “Qualquer um dos dois vereadores afastados pode obter uma liminar e retornar às funções. Se eu tirar o Felipe agora, causamos prejuízo à gestão, e na segunda-feira os vereadores podem voltar ao mandato. Isso seria um prejuízo político e administrativo”, avaliou.
Embora tenha indicado uma decisão provisória, o prefeito disse que segue analisando o cenário. “Estou avaliando, estou muito reflexivo. Acho que isso é novo para nós. Vamos ver como vai ser”, concluiu.
Chico 2000 e Sargento Joelson (PSB) foram afastados de seus mandatos por tempo indeterminado por determinação judicial. Ambos são alvos da Operação Perfídia, que investiga um suposto esquema de pagamento de propina por parte de uma empreiteira em troca da liberação de recursos públicos para obras no Contorno Leste de Cuiabá.
FONTE – RESUMO