Abilio rebate fala de Valdemar: “Questão da Janaina é assunto de família”

0
8
Foto: Tchélo Figueiredo
ALMT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), respondeu às declarações do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, sobre a possível candidatura da deputada estadual Janaina Riva (MDB) ao Senado em 2026. Para Abilio, o chamado “problemaço” citado por Valdemar não é político, mas de natureza familiar, já que Janaina é nora do senador e pré-candidato ao governo, Wellington Fagundes.

“Não vejo a Janaina como um problema em si. O que me preocupa é o MDB, que foi adversário nosso nos principais municípios”, afirmou.

Durante entrevista à Jovem Pan News, Valdemar havia destacado que Janaina representava um desafio porque aparecia bem colocada nas pesquisas eleitorais e por sua ligação familiar com Fagundes. Ele reforçou que o ex-presidente Jair Bolsonaro já decidiu apoiar Mauro Mendes e José Medeiros ao Senado.

Abilio, no entanto, rechaça qualquer composição com o MDB e deixou claro que não apoiará Wellington em hipótese de aliança com o PL.

“Se olharmos com atenção, Valdemar disse que a dificuldade existe porque ela é parente do Wellington. É um entrave familiar, não uma questão partidária”, frisou o prefeito.

Pesquisas em xeque

O gestor cuiabano também ironizou a importância das pesquisas eleitorais, lembrando que em 2024 vários levantamentos não se confirmaram nas urnas.

“O Botelho liderava todos os números e terminou em terceiro, fora do segundo turno em Cuiabá. Assim como diziam que Kalil Baracat ganharia em Várzea Grande e Thiago Silva em Rondonópolis. No fim, os institutos erraram em todas”, ironizou.

Crítica ao MDB

Abilio voltou a criticar a tentativa de aproximação do MDB com partidos ligados ao bolsonarismo. Para ele, a legenda não pode se apresentar como de direita em Mato Grosso.

“O estado não elege governador do PT nem da esquerda, tampouco prefeito. Se o PT não conseguiu emplacar nomes aqui, por que o MDB — que ocupa três ministérios no governo Lula e que foi derrotado pelo PL em 2024 — vai se fantasiar de direita agora?”, questionou.