Crianças indígenas são encontradas sozinhas em rua de São José do Xingu e caso é tratado como abandono
Duas crianças indígenas, uma menina de 6 anos e um menino de 2, foram encontradas sozinhas, durante a madrugada de domingo (data não informada), vagando pelas ruas de São José do Xingu (MT). A cena, que expôs uma situação de evidente vulnerabilidade, mobilizou o Conselho Tutelar e a Polícia Militar.
Segundo informações registradas, um morador entrou em contato com o Conselho Tutelar ao se deparar com as crianças desacompanhadas. O órgão acionou imediatamente a Guarnição da Polícia Militar (GUPM) de plantão para prestar atendimento.
A partir das diligências, os responsáveis pelas crianças foram identificados. Uma mulher de 27 anos foi apontada como suspeita de abandono e conduzida pelas autoridades. Ela foi levada ao Núcleo da Polícia Militar, acompanhada das duas crianças e de conselheiras tutelares.
Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado e o caso foi tipificado como abandono de incapaz, na modalidade consumada. As crianças permanecem sob os cuidados do Conselho Tutelar, que seguirá acompanhando o caso e definirá os próximos passos para garantir a segurança e o bem-estar dos menores.