Cuiabá oferece tarifa zero no transporte coletivo no feriado do Dia do Trabalhador; Cartão Transporte é obrigatório

0
25
Foto: Reprodução

A população de Cuiabá contará com passagem gratuita no transporte coletivo nesta quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura e antecipa os efeitos da nova legislação municipal que institui a Tarifa Zero aos domingos. O projeto, aprovado na Câmara Municipal há oito dias, entra em vigor oficialmente no dia 4 de maio.

Para acessar o benefício da tarifa zero, os usuários devem estar munidos do Cartão Transporte, mesmo que a passagem não seja debitada. A exigência do cartão visa o controle estatístico do número de gratuidades utilizadas, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O cartão pode ser solicitado online pelo site https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte, nas cabines da MTU, nos terminais de transporte e com monitores devidamente identificados.

De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib, o transporte público deve ser compreendido como um direito social, assim como saúde e educação. Ele destacou que a medida busca incentivar o uso do transporte coletivo, facilitar o deslocamento da população aos finais de semana e promover a inclusão social.

O prefeito Abilio Brunini explicou que a implantação da tarifa zero foi viabilizada por meio da economia gerada pela revisão de contratos da Prefeitura, especialmente na área de Tecnologia da Informação. Segundo ele, R$ 15 milhões já foram economizados desde janeiro, sendo que R$ 5 milhões serão revertidos em benefícios à população.

A proposta atendeu a uma solicitação do vereador Eduardo Magalhães e pretende beneficiar especialmente moradores de bairros mais afastados, permitindo o acesso gratuito a áreas de lazer como o Aquário Municipal, Parque Mãe Bonifácia, Parque das Águas e Parque da Tia Nair.

FONTE – RESUMO