Em pouco mais de dois anos, o Governo de Mato Grosso e a concessionária Nova Rota do Oeste já contrataram 86% das obras de duplicação e modernização da BR-163, entre Cuiabá e Sinop. O volume de investimentos já supera R$ 3,5 bilhões, contemplando 381 quilômetros dos 444 previstos no contrato de concessão. A expectativa é de que 100% das frentes de duplicação estejam contratadas até o fim de 2025.
A iniciativa, considerada a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no país, já entregou mais de 100 quilômetros de pista duplicada, entre os municípios de Diamantino e Nova Mutum, concluídos em dezembro de 2024. Segundo o governador de Mato Grosso, a duplicação tem contribuído significativamente para a redução de acidentes e mortes. “A antiga ‘estrada da morte’ agora é a rodovia do progresso”, afirmou.
Atualmente, oito contratos estão em vigor, incluindo a duplicação de 28 quilômetros da Rodovia dos Imigrantes (BR-070), que corta Cuiabá e Várzea Grande. Pela repactuação com o Governo Federal, a Nova Rota do Oeste tem até 2031 para finalizar as obras. No entanto, a meta da gestão estadual é antecipar esse prazo para até 2026, conforme destacou o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos.
“Nossa expectativa é entregar mais 130 quilômetros até o final de 2025. A BR-163 se tornou um exemplo nacional de gestão eficiente de concessões”, declarou Cidinho.
O diretor-presidente da Nova Rota, Luciano Uchoa, confirmou que as últimas frentes de trabalho estão sendo formalizadas. “Assinamos recentemente mais três ordens de serviço e já avançamos no projeto executivo do trecho entre Jangada e Rosário Oeste, cuja licitação já está em curso”, explicou.
O trabalho conjunto entre Estado e concessionária vem recebendo reconhecimento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em visita às obras, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, elogiou a rapidez nas contratações e o cumprimento das obrigações contratuais. “Somos testemunhas de que o Estado pode ser empreendedor e gerar riqueza para os cidadãos”, afirmou.
Na última sexta-feira (18), foi assinada a penúltima ordem de serviço, autorizando a duplicação de um trecho de 56,2 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada. O investimento nesta etapa é de R$ 431,3 milhões. A última etapa, que ligará Jangada a Rosário Oeste, já está em processo licitatório e deve ser contratada em breve.
Além da duplicação, os investimentos incluem a implantação de rede 4G ao longo da rodovia entre Itiquira e Sinop, a instalação de câmeras de monitoramento e a construção de áreas de escape, como a que está em andamento na Serra de São Vicente.
FONTE – RESUMO