Estudantes de Poconé ganham prêmio em nível nacional com iniciativa de hortas comunitárias e estímulo à autonomia alimentar

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Foto: Assessoria
ALMT

Alunas da escola pública Bacharel Ribeiro de Arruda, localizada em Poconé, obtiveram o prêmio ‘Menina Cientista’ promovido pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). Elas desenvolveram um projeto chamado ‘Horta Escolar e Vulnerabilidade Alimentar’, que tem como objetivo cultivar alimentos saudáveis e reduzir desigualdades sociais por meio da agricultura comunitária.

A iniciativa possibilitou a troca de saberes entre as alunas e as famílias envolvidas, capacitando-as em técnicas de cultivo sustentável e promovendo a autonomia alimentar. Sob a liderança de cinco estudantes e com a orientação da professora Regina Zanettin no componente curricular Projeto de Corresponsabilidade Social, o projeto teve um impacto significativo além da escola, beneficiando a comunidade de Poconé.

“Ver as alunas assumirem a liderança em todas as etapas do projeto foi algo inspirador. Elas demonstraram que, com esforço e colaboração, é viável transformar o conhecimento em uma ferramenta eficaz para produzir impacto social. A criação das hortas, assim como o trabalho com as famílias, não apenas aprimoraram a autonomia alimentar da comunidade, mas também destacaram a importância das mulheres na ciência e na busca de soluções práticas para os desafios diários”, ressalta Denize Vicente, coordenadora pedagógica da escola e idealizadora da iniciativa.

Menina Cientista

Durante a Feira de Ciências da UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande, as alunas Kauany, Ana Laise, Isabelle, Damílis e Jamílis apresentaram seu projeto de forma notável, o que resultou na conquista do prêmio “Menina Cientista” por Kawanny Laura Arruda Silva. O reconhecimento, que incluiu uma bolsa de estudos, confirma o impacto positivo do projeto e a excelência acadêmica das participantes. O título ressaltou a habilidade das alunas em integrar teoria e prática para desenvolver soluções inovadoras, evidenciando a força do protagonismo feminino na área científica.

“Fiquei muito nervosa inicialmente, pensando que enfrentaria um desafio ao competir com tantos outros projetos de diferentes escolas. Contudo, o apoio da minha equipe me ajudou a apresentar com confiança, e tudo transcorreu muito bem. Quando meu nome foi anunciado como aluna destaque, fiquei totalmente surpresa, pois acreditava que outra colega seria a premiada. Foi um momento repleto de emoção e alegria, especialmente ao receber a bolsa de estudos para aprender inglês. Esse reconhecimento me motivou ainda mais a acreditar nas minhas habilidades e a perseguir meus sonhos”, compartilha Kauany.

Protagonismo e Aprendizado

O Ensino Médio Integral foi essencial para a concretização do projeto, propiciando um ambiente que integra formação acadêmica, desenvolvimento pessoal e impacto social. Com uma estrutura que valoriza metodologias ativas e o protagonismo juvenil, essa modalidade permite a ocorrência de iniciativas como a “Horta Escolar e Vulnerabilidade Alimentar”, ligando os estudantes às necessidades da comunidade e preparando-os de forma abrangente para os desafios futuros.

O Ensino Médio Integral cria um ambiente favorável para que iniciativas inovadoras possam se desenvolver. Ele vai além de simplesmente aumentar a carga horária, promovendo, também, a participação ativa dos estudantes, que aplicam na prática o conhecimento adquirido nas aulas em ações que geram efeitos positivos na comunidade. Essa abordagem aprimora as competências socioemocionais, estimula a autonomia e prepara os jovens para que assumam papéis de liderança em diferentes situações, afirmam as coordenações.

A respeito do Ensino Médio Integral

O Ensino Médio Integral apresenta-se como uma proposta educacional que é abrangente, contemporânea, acessível a todos e sem custos. Fundamentado em um modelo de aprendizado que se alinha à vivência dos jovens e ao aprimoramento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, visa uma formação completa dos estudantes.

Essa proposta envolve elementos como desenvolvimento de projetos de vida, aprendizado prático, orientações tutoriais, valorização da participação jovem, acolhimento, apoio ao estudo e atividades eletivas. Tais elementos favorecem uma educação integral, complementando a grade curricular estabelecida pela BNCC. Esta modalidade está implementada em aproximadamente 6 mil instituições de ensino no Brasil, beneficiando mais de 1 milhão de alunos.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto