Governo projeta entrega de trecho do BRT até 2026 e promete deixar contratos em andamento

0
7
Foto: Reprodução
ALMT

O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso afirmou nesta segunda-feira (1º) que, apesar do ritmo ainda aquém do ideal nas obras do BRT em Cuiabá, o governo está empenhado em garantir a continuidade e a conclusão do projeto. A expectativa é de que o trecho entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e o Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, seja entregue até o final de 2026.

Segundo o secretário, o principal foco neste momento é resolver pendências contratuais e acelerar as frentes de trabalho. “A Sinfra está acompanhando. De fato, há atraso nessa obra, que já havia sido iniciada anteriormente. Mas ela está andando”, declarou.

Ele também destacou que novos trechos do projeto já estão em fase de licitação. “Já estamos licitando as estações, as paradas e a obra que vai da avenida Mato Grosso até a Ponte Antiga, passando pela 15 de Novembro. Vamos deixar tudo contratado e em andamento, e esperamos que até o ano que vem esse trecho do aeroporto ao CPA esteja pronto e funcionando”, completou.

Em junho, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) emitiu a ordem de serviço para o início das atividades do Consórcio Integra BRT, responsável pelo primeiro lote das obras do sistema em Cuiabá e Várzea Grande. O contrato inclui:

  • Avenida do CPA, entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública;

  • Avenida Tenente-Coronel Duarte, entre o CREA e a ponte Júlio Müller;

  • Trecho em Várzea Grande, do aeroporto ao novo terminal de passageiros.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados na concretagem das pistas nas proximidades do bairro Morada do Ouro. A previsão é de que o cruzamento em frente ao bairro seja reaberto ao trânsito na próxima semana. Também já foi concluído o recapeamento da Avenida do CPA, nas imediações do CREA.

O sistema BRT contará ainda com um segundo ramal, ligando a região do Coxipó ao centro de Cuiabá. Para acelerar as obras, o governo dividiu a implantação em vários lotes. Serão licitadas separadamente as intervenções nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico, além da construção de terminais, estações, obras de arte especiais (como pontes e viadutos), sinalização viária e a implementação do Sistema de Transporte Inteligente.

FONTE – RESUMO