Mauro Mendes afirma que só decidirá sobre candidatura ao Senado no prazo legal

0
10
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
ALMT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), declarou nesta quinta-feira (21) que ainda não tomou uma decisão sobre disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. Segundo ele, qualquer anúncio será feito apenas no prazo estabelecido pela legislação eleitoral, em abril daquele ano. A fala ocorreu durante o ato de filiação da senadora Margareth Buzetti ao Progressistas, em evento realizado em Cuiabá.

Mesmo liderando as intenções de voto, Mendes preferiu manter cautela sobre o futuro político. Pesquisa do Instituto Informa, divulgada pelo site RD News na última terça-feira (19), aponta o governador com 48,2% das preferências na primeira opção de voto, bem à frente da deputada estadual Janaina Riva (MDB), com 10,8%, e do deputado federal José Medeiros (PL), com 7,6%.

Durante o evento, Mendes reforçou que sua prioridade é concluir o mandato ao lado do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos). “Não é momento de decidir nada. É o momento de construir projetos. E, no meu caso, é momento de continuar trabalhando muito. Entregar resultado, porque eu acho que isso verdadeiramente importa ao cidadão mato-grossense”, afirmou.

Ele também ressaltou que sua eventual renúncia ao cargo será comunicada apenas no limite do prazo legal. “Essa definição eu vou tomar lá, eu garanto a vocês, não vai ser de última hora, mas provavelmente vai ser de último dia. Vai ser no dia 3 de abril, quando o prazo regulamentar encerra, que vou comunicar. Qualquer definição antes é muito ruim, se eu for ou não for”, declarou.

Sobre os possíveis cenários, Mendes disse que há duas alternativas: deixar o governo em abril de 2026 para disputar o Senado ou cumprir o mandato até o fim, em dezembro do mesmo ano. “Com certeza, o meu mandato pode terminar a qualquer momento, com a vontade de Deus, ou terminar em abril, com a vontade minha, ou em dezembro, por uma questão do processo formal”, completou.

Desempenho nas pesquisas

Na pesquisa estimulada para o Senado, Mauro Mendes aparece com 48,2% das intenções de voto. Janaina Riva vem em seguida com 10,8%, José Medeiros com 7,6%, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) com 4,8%, a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) com 4%, o senador Jayme Campos (União) com 3,7% e o ex-presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, com 1,5%. Brancos e nulos somaram 5,7%, indecisos 11% e os que disseram não votar, 2,6%.

Na segunda opção de voto, Janaina Riva lidera com 14,6%, seguida por Mauro Mendes (13,8%), José Medeiros (10,5%), Carlos Fávaro (9%), Jayme Campos (7,3%), Rosa Neide (2,7%) e Antonio Galvan (2,6%). Não souberam responder 23,2%, enquanto 11,5% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 4,5% disseram que não pretendem votar.

FONTE RESUMO